Segurança

CREA-RJ notifica engenheiros da escola de samba que teve carro incendiado no Sambódromo

Incêndio aconteceu em carro alegórico no Sambódromo durante desfile da Império da Tijuca

megaloterias
Incêndio em carro alegórico da Império da Tijuca durante desfile na Sapucaí Reprodução
Incêndio em carro alegórico da Império da Tijuca durante desfile na Sapucaí Reprodução

Após o princípio de incêndio que atingiu um carro alegórico da escola de samba Império da Tijuca, no Sambódromo, na noite de sexta-feira, dia 9, o CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), com o objetivo de apurar o fato, já identificou e vai notificar os dois engenheiros responsáveis pelos trabalhos da escola. Esta semana o CREA instalou no Sambódromo uma base operacional para a fiscalização do exercício profissional de 138 engenheiros de 54 empresas registradas para a realização do megaevento.

Autarquia federal cuja missão principal é fiscalizar o exercício profissional e de empresas do setor, o CREA-RJ completa em junho 90 anos de atividades. A entidade está atuando na fiscalização das atividades de engenheiros no Sambódromo antes, durante e depois dos desfiles das escolas de samba do Rio, quando os engenheiros atuam na desmontagem de estruturas e equipamentos.

– O CREA está atento, presente, e vai continuar acompanhando todo o carnaval 2024 com o objetivo de se verificar os responsáveis por problemas e suas consequências, assim como evitar que fatos como esse ocorram novamente – afirmou o presidente do CREA-RJ, engenheiro Miguel Fernández.

Até o dia 09/02/2024, a equipe da Fiscalização do CREA-RJ do sambódromo, analisou documentos fornecidos pela Riotur e pela LIESA e solicitou, por meio de ofício, a relação das empresas e profissionais responsáveis pelos serviços técnicos em execução nos grandes camarotes em montagem. Também foram oficiados alguns dos camarotes menores que estão localizados nos setores 4 e 6 do sambódromo. Foi realizado também o levantamento das ARTs (Anotação de Registro Técnico) no sistema corporativo do CREA-RJ para atualização da planilha onde é acompanhada a evolução das atividades cadastradas pelos profissionais.

O princípio de incêndio atingiu o último carro alegórico do Império da Tijuca, assustando os componentes da escola. A fumaça começou quando o carro passava pelo meio da Avenida Marquês de Sapucaí. Os bombeiros, que acompanhavam o desfile, agiram rapidamente e conseguiram conter as chamas. Os componentes tiveram que descer do carro e somente o destaque foi até a dispersão. Com o enredo “Sou Lia de Itamaracá, cirandando a vida na beira do mar’, a Império da Tijuca foi a segunda escola a desfilar pela série Ouro.

megaloterias
megaloterias