Carnaval da Sebastiana 2024: 16 blocos, 1 milhão de foliões e 40 anos de Simpatia é Quase Amor

Confira a programação completa de desfiles dos blocos da Sebastiana em 2024

megaloterias
Imprensa Que Eu Gamo - Foto: Publius Vergilius
Imprensa Que Eu Gamo - Foto: Publius Vergilius

Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2024 – A Sebastiana, primeira e mais tradicional associação de blocos do Rio de Janeiro, comemora em 2024 seus 40 anos de história. Para celebrar a data, a associação realizará um grande carnaval, com 16 desfiles, que reunirão mais de 1 milhão de foliões.

O que você precisa saber:

  • A programação do Carnaval da Sebastiana 2024 começa no dia 27 de janeiro, com o desfile do Imprensa que Eu Gamo, em Laranjeiras, e se encerra no dia 18 de fevereiro, com o desfile do Monobloco.
  • O evento contará com blocos tradicionais da Sebastiana, como o Simpatia é Quase Amor, o Meu Bem, Volto Já!, o Que Merda é Essa e o Suvaco do Cristo.
  • Além dos blocos fundadores, a Sebastiana também contará com a participação de novos blocos associados, como o Monobloco, o Fogo e Paixão, o Superbacana, o 442 e o Tá Pirado, Pirando, Pirou!.

Os desfiles da Sebastiana acontecem em diferentes pontos da cidade, incluindo a Zona Sul, Santa Teresa e o Centro.

O evento é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, através dos Editais Folia RJ 2023 / Bloco nas Ruas RJ2.

A Sebastiana é uma associação sem fins lucrativos que trabalha pelo resgate e manutenção da tradição do Carnaval de rua do Rio de Janeiro.

a

PROGRAMAÇÃO DOS DESFILES

27 de janeiro (sábado)

Imprensa Que Eu Gamo
O Imprensa Que Eu Gamo tem concentração às 13h  e saída às 15h. O Imprensa sai da da rua Gago Coutinho, em frente ao bar Baixo Gago (número 54), passa pelo Largo do Machado e segue a rua das Laranjeiras até a rua Gago Coutinho novamente, terminando em frente ao prédio do Mercadinho São José.

03 de fevereiro (sábado)

Simpatia é Quase Amor
O primeiro desfile do Simpatia é Quase Amor tem concentração às 15h e início às 16h30. O trajeto tem início na Praça General Osório, em Ipanema, segue em direção à Avenida Vieira Souto. A dispersão acontece na rua Henrique Dumont.

04 de fevereiro (domingo)

Fogo e Paixão
O bloco, que acaba ser integrado à Sebastiana, se apresenta no Largo São Francisco de Paula, no Centro do Rio, a partir das 9h.  A concentração está marcada às 8h.

04 de fevereiro (domingo)

Gigantes da Lira
O bloco infantil da Sebastiana tem concentração marcada para às 9h. O desfile começa às 10h, na praça Jardim Laranjeiras, na rua General Glicério, em Laranjeiras. Os foliões sobem a rua General Glicério e descem a rua General Cristóvão Barcelos. A dispersão acontece na Praça Jardim Laranjeiras.

04 de fevereiro (domingo)

Suvaco do Cristo
O Suvaco do Cristo se concentra a partir das 8h na esquina das ruas Jardim Botânico com Faro. O desfile tem início às 10h e segue até a praça Santos Dumont, na Gávea.

04 de fevereiro (domingo)

Tá Pirando, Pirado, Pirou!
O Tá Pirando, Pirado, Pirou!, novo integrante da Sebastiana, tem concentração agendada para às 14h, com desfile às 16h. O bloco sai da Avenida Pasteur, altura do número 404, na Urca, e segue até a Praça General Tibúrcio.

09 de fevereiro (sexta-feira de Carnaval)

Carmelitas
A concentração está marcada para às 13h, com início do desfile às 15h. O cortejo tem início na esquina da Ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros, em frente ao Bar do Serginho e segue em direção ao Largo dos Guimarães, onde se dispersa por volta das 19h.

10 de fevereiro (sábado de Carnaval)

Bloco do Barbas
A concentração acontece às 15h, com saída às 16h, na esquina das ruas Arnaldo Quintela e Assis Bueno, em Botafogo. O cortejo segue toda a Rua Arnaldo Quintela até a rua da Passagem, esquina com a rua Álvaro Ramos, onde se encerra.

11 de fevereiro (domingo de carnaval)

Simpatia é Quase Amor
O segundo desfile do Simpatia é Quase Amor segue o mesmo trajeto do primeiro. A concentração acontece às 15h e a saída é às 16h30. O trajeto tem início na Praça General Osório, em Ipanema, segue em direção à Avenida Vieira Souto. A dispersão acontece na rua Henrique Dumont.

11 de fevereiro (domingo de carnaval)

442
A concentração do Bloco 442, recém-chegado à Sebastiana, acontece a partir das 14h no Largo de São Francisco da Prainha. O início do desfile está marcado para às 15h.

11 de fevereiro (domingo de carnaval)

Que Merda é Essa?
O Que Merda é Essa? Inicia a concentração às 12h, no bar Paz e Amor (Rua Garcia D’Ávila, 173, em Ipanema) e inicia o desfile, às 14h, a caminho da Av. Vieira Souto, seguindo até o Jardim de Alah, no Leblon. A abertura do desfile, a partir das 9h, fica por conta dos pequenos foliões do Que Caquinha é Essa?

12 de fevereiro (segunda-feira)

Virtual
O desfile do Virtual começa às 8h, na Avenida Atlântica, número 1, no Leme. O cortejo vai até a Praça Almirante Júlio Noronha.

13 de fevereiro (terça-feira)

Carmelitas
O segundo desfile do bloco tem concentração às 8h e início às 10h. Começa no Largo do Curvelo, em Santa Teresa, seguindo a Rua Joaquim Murtinho (altura do número 200 – esquina com a Travessa das Escadinhas de Santa Teresa), onde se dispersa por volta das 14 h.

13 de fevereiro (terça-feira)

Meu Bem, Volto Já!
O Meu Bem, Volto Já! tem concentração às 15h e início do desfile marcado para às 17h. O desfile começa na Avenida Princesa Isabel, na esquina com a rua Barata Ribeiro, e segue em direção à Avenida Atlântica. O encerramento acontece no mesmo local da concentração.

17 de fevereiro (sábado)

Superbacana
O Superbacana, mais um dos novos integrantes da Sebastiana, se apresenta na Praça Afonso Pena na Tijuca, a partir das 16h.

18 de fevereiro (domingo)

Monobloco

O Monobloco, que chega à Sebastiana, em 2023, se concentra às 07h e sai às 09h. O desfile acontece na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio de Janeiro.

Desfile oficial do Imprensa Que Eu Gamo

27 de janeiro (sábado)

O Imprensa Que Eu Gamo tem concentração às 13h e saída às 15h. Sai da rua Gago Coutinho, em frente ao bar Baixo Gago (número 54), passa pelo Largo do Machado e segue a rua das Laranjeiras até a rua Gago Coutinho novamente, terminando em frente ao prédio do Mercadinho São José.

O bloco desfila com o samba “Feito pelo ChatGPT”, autoria de Anderson Feife, Carlos Cruz, Djalma Junior, Flávio Feitosa, Marcelo Carvalho, Ricardo Mello e Claudia Medeiros.

Programação dos blocos

Ensaios e lançamentos de camisas:

25/01 (quinta)

Bloco 442

25/01 (quinta) – Ensaio. Local: A Garagem Delas – Rua da Carioca 87. A partir das 20h.

27/01 (sábado)

Simpatia é Quase Amor – 40 anos
Neste sábado (27), o Simpatia é Quase Amor comemora 40 anos com festa, no Cais da Imperatriz, a partir das 19h, com direito à bateria do Mestre Penha e roda de samba comandada pelo cantor do bloco, Tomaz Miranda. Será apresentado o samba para os desfiles de 2024, que acontecem no sábado pré-carnaval e no domingo de carnaval, em Ipanema. O melhor: é GRÁTIS!

40 Carnavais Simpatia é Quase Amor
Cais da Imperatriz: Rua Sacadura Cabral, 145 – Saúde. Às 19h. Grátis.

Superbacana
27/01 (sábado) – Lançamento camiseta Bloco Superbacana no Quiosque Ginga (Posto 1 do Leme), às 17h

Tá Pirando, Pirado, Pirou!
27/01 (sábado) – O concurso de samba Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! acontece no Rio Scenarium – Pavilhão da Cultura, das 14h às 18h. Será lançada a camisa do desfile 2024 e, para encerrar o evento em grande estilo, as cantoras Nina Wirtti e Julieta Brandão se apresentam. Este ano o bloco vai desfilar com o enredo “Loucas, divinas e maravilhosas: mulheres que mudaram o mundo”. A entrada é franca (ingresso colaborativo), sujeita à lotação do espaço.

Carmelitas
27/01 (sábado) – Ensaio Bloco das Carmelitas – Praça Tiradentes – das 18 às 22 horas

Que Merda é Essa?!
27/01 (sábado) – Bloco Que Merda é Essa?! Ensaio com o Grupo do Deivid Domênico – 18:30 as 22:00- no Paz e Amor – Garcia D’Ávila 173

28/01 (domingo)

Gigantes da Lira
28/01 (domingo) – Bailinho Gigantes da Lira + Alphabeto no Circo Voador
Às 15h

30/01 (terça-feira)

Bloco do Barbas
30/01 (terça-feira) – Com arte da designer Rose Vermelho, o Bloco do Barbas lança a camisa de 2024 neste terça-feira (30), no quiosque Samba Social Clube, em Copacabana. Das 17h às 22h, também será feita a escolha do samba para o desfile deste ano, com o tema “pra aturar o calorão e o centrão é de lei consultar o cachorro do Milei”

megaloterias
megaloterias