Blocos para todos os gostos colorem as ruas do Rio de Janeiro

Cordão do Boitatá, Favorita e Fogo & Paixão deram o tom da festa

megaloterias
Cortejo do Boitatá - Foto: Lucíola Villela Riotur
Cortejo do Boitatá - Foto: Lucíola Villela Riotur

A maratona de blocos começou cedo neste domingo no Rio de Janeiro. No Centro da cidade, o Cordão do Boitatá encantou milhares de foliões que foram à rua da Assembleia. Ao som de ‘Coisa nº 4’, do maestro Moacir Santos, seguida de ‘O Trenzinho do Caipira’, de Heitor Villa-Lobos, os cem multi-instrumentistas da orquestra comandaram a festa, sempre original, do Boitatá, que tem uma cobra de fogo como símbolo e este ano comemora 28 carnavais.

Favorita - Foto: João Oliveira Riotur
Favorita – Foto: João Oliveira Riotur

Na ala das baianas, próximo à serpente, Pixinguinha, personificado em mamulengo, abençoou o cordão, seguido de estandartes homenageando figuras da música popular brasileira, como Lecy Brandão, Chico Buarque, Edu Lobo, Tia Maria do Jongo, Elza Soares e Rita Lee. “Não perco por nada. Acho o Boitatá criativo, emocionante, uma manifestação cultural muito rica”, afirma Suelen Manicure, personagem que desfila pelas ruas do Rio há oito anos, oferecendo serviços de manicure durante o desfile.

Fogo e Paixão - Foto: Lucíola Villela Riotur
Fogo e Paixão – Foto: Lucíola Villela Riotur

Mais adiante, na rua Primeiro de Março, foi o bloco da Favorita que deu o tom nesta manhã de domingo. Em cima do trio elétrico, a atriz e rainha de bateria da Grande Rio e do cordão da Bola Preta, Paolla Oliveira, brilhou no comando da festa, fazendo sua estreia na Favorita como apresentadora: “Já amava o bloco e participo há um bom tempo, inclusive em São Paulo. Mas é a primeira vez no Rio”, comenta Paolla.

Fogo e Paixão - Foto: Lucíola Villela Riotur
Fogo e Paixão – Foto: Lucíola Villela Riotur

Outro destaque foi DJ Pedro Sampaio que, vestido como a eterna rainha dos baixinhos, Xuxa,  cantou seus inúmeros sucessos, acompanhado de dançarinas usando modelitos à lá Paquitas. “Estou extremamente feliz por liderar um bloco pela primeira vez no Carnaval de rua do Rio. Minha música é a essência do Carnaval carioca. Só aqui conseguimos sentir o calor do povo brasileiro”, comemora Pedro.

Cortejo do Boitatá - Foto: Lucíola Villela Riotur
Cortejo do Boitatá – Foto: Lucíola Villela Riotur

Em um dos momentos mais emocionantes do desfile, o bloco prestou homenagem à cantora Preta Gil e Feijão, um dos convidados, cantou ‘Sinais de Fogo’, um dos maiores sucessos da cantora.

Fogo e Paixão agita o Rio de Janeiro

Fãs de Pedro Sampaio, as irmãs Gisele e Isabela Batista da Silva acordaram às 5h da manhã para ver de perto o ídolo. Ao final da manhã de folia, as duas mal tinham voz. “Nunca me diverti tanto! Cantei, pulei, beijei. Este é o melhor bloco do Rio!”, afirma entusiasmada Gisele.

No Largo de São Francisco, foi a vez da “sofrência” pedir passagem com o toque especial do xote, frevo e maracatu. Uma mistura que, todos os anos, atrai milhares de apaixonados pelo brega-romântico do bloco Fogo & Paixão. E, desta vez, com um “plus”:  Gretchen, a rainha do bumbum, agitou a multidão ao som de ‘Freak le boom boom’ e outros sucessos mais.

O tema do 14º aniversário do bloco, que já teve Wando como padrinho, não poderia ser mais apropriado: ‘Brega é pra Brylhar’, inspirado na canção ‘Gente’, de Caetano Veloso. “Proporcionamos um verdadeiro festival de música brega. O brega, como dizem, cura onde dói”, relata Mariana Guedes, cantora do Fogão & Paixão.

Agenda de blocos

Para conferir a agenda completa dos blocos, incluindo data, horário e percurso, basta baixar o aplicativo Blocos Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e opera por geolocalização.

Cordão do Boitatá colorindo o Rio de Janeiro
Fogo e Paixão agita o Rio de Janeiro
Cordão do Boitatá colorindo o Rio de Janeiro
megaloterias
megaloterias