Tá Bonito Demais

Blocos coloridos e ritmos diversos tomam as ruas do Rio de Janeiro

Bangalafumenga, Baile Multicultural do Boitatá, Charanga Talismã, Marcha Nerd e outros cortejos levam foliões à explosão de alegria sob o forte calor

megaloterias
Charanga Talismã - Foto Moskow - Riotur
Charanga Talismã - Foto Moskow - Riotur

Num dia típico de verão carioca, com céu azul e muito calor, os blocos do Carnaval de Rua Rio 2024 garantiram a festa de foliões pelos bairros da cidade neste domingo, 11/2. Ao todo, 62 desfiles passearam pelos mais variados ritmos, com criatividade nas fantasias, e, claro, animação para não perder o fôlego.

Bangalafumenga - Foto Alex Ferro - Riotur
Bangalafumenga – Foto Alex Ferro – Riotur

E a festa continua! Até a Quarta-feira de Cinzas, 102 blocos vão desfilar por toda a cidade. Na segunda-feira, serão 41; na terça, 55 e, na quarta-feira, 6, confirmando a vocação do Rio de Janeiro para grandes eventos.

Bangalamenga anima foliões no Aterro

O Bangalafumenga, com a sua conhecida mistura de ritmos – samba, axé, afoxé, forró e baião -, levou milhares de foliões ao delírio nesta manhã, no Aterro do Flamengo, Zona Sul da cidade. Capitaneados pelo músico Rodrigo Maranhão, o bloco apresentou uma novidade este ano: a cantora paulistana Bia Sá, que faz sua estreia nos vocais do ‘Banga’.

Bangalafumenga - Foto Alex Ferro - Riotur
Bangalafumenga – Foto Alex Ferro – Riotur

“Tenho 10 anos de carnaval de rua em São Paulo e, para mim, é uma honra ser a primeira mulher vocalista do ‘Banga’. Estou muito feliz junto a este bloco que dá tanta importância ao amor, ao respeito e à diversidade”, ressaltou Bia. Outro ponto alto do desfile foi a presença da atriz e cantora paraibana Lucy Alves, que se apresentou com a sua sanfona.

Charanga Talismã - Foto Moskow C Riotur
Charanga Talismã – Foto Moskow – Riotur

Boitatá, Charanga Talismã e Marcha Nerd também garantem a magia durante a folia

A magia do Boitatá se confirmou durante o Baile Multicultural da Praça XV, no Centro, neste domingo, 11 de fevereiro. Frequentador assíduo do Boitatá, o empresário Cesar Veloso conta porque participa sempre do bloco: “Já são 12 anos vindo para brincar. O bloco é muito eclético; músicos bons, público diferenciado e bem legal.”

Cordão do Boitatá - Foto Fernando Maia - Riotur
Cordão do Boitatá – Foto Fernando Maia – Riotur

As amigas Teca Fichinski e Monica Ritzmann reuniram as famílias para a diversão: “A fantasia desse ano é carrossel”. E foi assim, girando pela Praça XV, que encantavam quem passava pelo Boitatá. “O carrossel é perfeito para nossa idade”, diverte-se a foliã. “Aqui sempre tem espaço e música boa”, complementa Mônica.”

Charanga Talismã - Foto Moskow - Riotur
Charanga Talismã – Foto Moskow – Riotur

Já o Charanga Talismã lotou o bairro Vila Kosmos, Zona Norte, também neste domingo. Com sua essência circense e teatral, o bloco encantou o público desde o início com a apresentação de artistas cospe-fogo para depois ser a vez da comissão de frente, com uma linda coreografia, iniciar o desfile. A multidão se esbaldou ao som da MPB com arranjos diferentes.

Marcha Nerd - Foto Fernando Maia - Riotur
Marcha Nerd – Foto Fernando Maia – Riotur

Na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte da cidade, super-heróis de mangás japoneses, animes e revistas em quadrinho mostraram que a cultura geek e o carnaval têm tudo a ver no desfile do bloco Marcha Nerd. No palco, uma entrosada banda cantava sucessos de desenhos animados – em português, inglês é japonês –  e de séries de ficção em ritmo de samba, fazendo a alegria dos foliões que lotaram o local na tarde deste domingo.

Areia - Foto Gustavo Stephan Riotur
Areia – Foto Gustavo Stephan – Riotur

Aplicativo para conferir a agenda de blocos

Para ver a programação completa dos blocos, com data, horário e percurso, basta baixar o app Blocos do Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. O folião também pode acessar o site carnavalderua.rio, onde também encontra o calendário dos blocos, itinerários e notícias relacionadas.

Marcha Nerd - Foto Fernando Maia - Riotur
Marcha Nerd – Foto Fernando Maia – Riotur
Cordão do Boitatá - Foto Fernando Maia - Riotur
Cordão do Boitatá – Foto Fernando Maia – Riotur

Confira algumas das atrações de segunda-feira – 12/02

Bloco Sargento Pimenta
Local: Av. Infante Dom Henrique, 75 – Glória
Horário: das 8h  às 14h

Bloco Corre Atrás
Local: Av. Delfim Moreira, 1.064 – LEBLON
Horário: das 7h às 13h

Banda Clube Nobre do Bairro Peixoto  (Infantil)
Local: Praça Edmundo Bittencourt, 721 – Copacabana
Horário: das 11h às 14hs

Bloco Carnavalesco Tudo Bom
Local: Rua Figueiredo Camargo, 351 – Bangu
Horário: das 14h às 18h

Bloco Balanço do Pinto
Local: Rua Pinto de Figueiredo, 26A – Tijuca
Horário: das 16h às 22h

Estica do Flamengo
Local: Rua Marquês de Abrantes, 100 – Flamengo
Horário: das 16h às 21h

megaloterias
megaloterias