Folia

Bloco Diversão Brasileira vai animar o Rio de Janeiro e São Paulo

O "Bloco dos Dubladores" o enredo sobre Inteligência Artificial intitulado "IA, mas não foi"

megaloterias
Bloco Diversão Brasileira traz o enredo sobre Inteligência Artificial intitulado "IA, mas não foi" em São Paulo e Rio de Janeiro
Divulgação

Fundado em 2011 pelo dublador Renan Freitas, conhecido por dar voz a atores como Michael B. Jordan e Jackson Whittemore, o “Diversão Brasileira” encanta e diverte o público durante o Carnaval. Além disso, presta homenagens anuais à arte de dar voz a personagens inesquecíveis do cinema, televisão e desenhos animados. Ao comemorar seus 13 anos em 2024, o bloco apresenta o tema “IA, mas não foi”, uma reflexão sobre as discussões em torno da integração da inteligência artificial no universo da dublagem.

O Diversão Brasileira teve seu primeiro desfile no centro do Rio de Janeiro e, desde então, tornou-se uma tradição aguardada por todos os apaixonados por vozes e personagens marcantes. A iniciativa, que começou informalmente na Praça Tiradentes em frente ao teatro mais antigo da cidade, rapidamente evoluiu para uma celebração abrangente da dublagem e do samba, unindo duas paixões de Freitas.

O enredo deste ano, “IA, mas não foi”, destaca a esperança de que a tecnologia, apesar de sua ascensão, não domine a dublagem e comprometa o emprego dos dubladores. É uma mensagem de otimismo e resistência, ressaltando a importância contínua da habilidade humana na interpretação de personagens icônicos.

O Bloco dos Dubladores se tornou mais do que uma celebração, é uma oportunidade única e divertida para os profissionais da dublagem se conectarem com o público, transformando o Carnaval em um espetáculo de vozes e personagens que encantam e celebram a riqueza do universo da dublagem. “Os bloquinhos de Carnaval fazem parte da cultura popular brasileira, sendo aguardados pelos apaixonados pela comemoração. É a oportunidade de se aproximar do público que também é fã de dublagem”, comenta Renan Freitas.

Os desfiles oficiais deste ano estão marcados para 3 de fevereiro às 14:30 na Praça Cívica Lapa, em São Paulo, e 10 de fevereiro às 14:30 na Praça dos Cavalinhos, Tijuca, Rio de Janeiro. O bloco contará com a participação de diversos dubladores, incluindo a presença confirmada do ator, dublador e diretor de dublagem Manolo Rey, responsável por dar voz a personagens de atores como Tobey Maguire e Will Smith, além do icônico Gaguinho em Looney Tunes. “O bloco sempre aborda temas interessantes, com sambinhas ligados a questões de dublagem. O tema deste ano reflete, de forma bem-humorada, as incertezas que muitos dubladores enfrentaram. Por isso, ‘IA, mas não foi’, torcendo para que não dê certo e não tire o trabalho dos dubladores”, acrescenta Manolo Rey.”

megaloterias
megaloterias