De Portas Abertas

Abertura da 5ª edição da CasaBloco acontece no MAM-RJ, com programação gratuita e lavagem do Filhos de Gandhi

Filmes, oficinas, palestra, feira de moda e gastronomia e apresentação dos blocos Pororoca Purpurina e Quizomba

megaloterias
Quizomba - Crédito: PH Noronha
Quizomba - Crédito: PH Noronha

CasaBloco chega à sua 5ª edição e promove um dia totalmente aberto ao público com programação gratuita, no dia 25 de janeiro, a partir de 14h, nos Jardins do MAM. O público poderá desfrutar de filmes, oficinas, palestra, feira de moda, gastronomia em parceria com a Junta Local, e também das apresentações dos blocos Filhos de Gandhi – que faz sua tradicional lavagem para celebrar o carnaval -, seguido de Pororoca Purpurina e Quizomba. 

A programação começa com a 2ª Mostra de Cinema da CasaBloco, que exibe os filmes “Dia de Alforria”, direção de Zózimo Bulbul, “EGILI – Rainha Retinta no Carnaval”, com direção de Caroline Reucker e “Fevereiros”, direção de Marcio Debellian. Os ingressos para os filmes também deverão ser retirados pela Ingresse. 

Após a exibição dos filmes, às 18h, Leandro Vieira, carnavalesco da atual campeã do carnaval carioca, Imperatriz Leopoldinense, e o diretor Marcio Debellian, conversam palestra sobre o tema “Carnavais de Bethânia”, sendo o primeiro responsável pelo enredo “A menina dos olhos de Oyá”, da Mangueira, em 2019, e o segundo pelo filme Fevereiros, também sobre a cantora.

Filme Fevereiros será exibido às 16h - Direção: Marcio Debellian
Filme Fevereiros será exibido às 16h – Direção: Marcio Debellian

Nos salões do MAM, duas oficinas acontecem para transmitir saberes da moda carnavalesca. Voltada para o público em geral, as oficinas serão facilitadas por profissionais do ramo, com dicas e técnicas para profissionais e foliões que querem colocar a mão na massa na preparação do seu carnaval. Dia 25 serão apresentadas duas oficinas:

Oficina de Malandros e Cabrochas na Chapelaria, com Sueli Brandão

Customização de chapéus com flores em tecido, plumas, fitas e pedraria. Desde a década de 20, as figuras das cabrochas e dos malandros começaram a ser vistas como representantes típicos da alma carioca, com suas vestimentas típicas, chapéus enfeitados, representados no teatro de revista e na música popular brasileira. Surge na Lapa em 1923 a figura icônica de Madame Satã, considerado o rei da malandragem. Inspirados por esse contexto, os participantes serão estimulados a desenvolver o seu potencial criativo na customização de chapéus para serem usados na folia.

Data: 25 de janeiro de 2024 (quinta)

Horário: 14h às 16h Inscrição: Oficinas CasaBloco

Oficina de Adereços: “Reciclando Meu Carnaval”, com Maria Claudia

Oficina de adereços reciclados utilizando antigos enfeites dos foliões para a execução de novos. A proposta da oficina é aproveitar ao máximo o material já utilizado em outros carnavais fazendo novos adereços. Pensar o consumo do carnaval como mais duradouro e reaproveitável.

Data: 25 de janeiro de 2024 (quinta)

Horário: 16h às 18h Inscrição: Oficinas CasaBloco

LAVAGEM E SH0WS

Como acontece todos os anos na abertura da CasaBloco, o bloco Afoxé Filhos de Gandhi fará a tradicional lavagem do local, às 19h30, em um ritual de purificação ao som de tambores e atabaques que tocam na mesma vibração que o coração das pessoas. Em seguida, apresentação do Pororoca Purpurina, que reúne conhecidos cantores de blocos cariocas como Matheus VK, Gabriel Gabriel e Natasha Falcão. Encerrando o primeiro dia de evento com o astral lá em cima, o bloco carioca Quizomba sai em cortejo pelos Jardins do MAM, decretando aberta a temporada de folia da CasaBloco.
 

A edição 2024 da CasaBloco conta com patrocínio master da Ambev, através da marca Brahma, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com os patrocínios da Seafood from Norway – Bacalhau da Noruega O autêntico e da Cedae.

Programação 25 de janeiro de 2024 (quinta)

Oficinas – Salão do MAM

14h às 16h – Oficina de Malandros e Cabrochas na Chapelaria com Sueli – 30 vagas

16h às 18h – Oficina de Adereços: “Reciclando Meu Carnaval” com Maria Claudia – 30 vagas

Inscrições pelo link: Oficinas CasaBloco
 

Mostra de Cinema – Cinemateca

14h – Sessão 01: “Dia de Alforria”, direção de Zózimo Bulbul; e “EGILI – Rainha Retinta no Carnaval”, direção de Caroline Reucker

16h -Sessão 2: “Fevereiros”, direção de Marcio Debellian

Retirada de ingressos pelo site Ingresse
 

Palestra no salão

18h às 19h30 – Roda de Conversa: “Carnavais de Bethânia” com Leandro Vieira (carnavalesco) e Marcio Debellian (diretor do filme “Fevereiros”)

CasaBloco | 25/01 – 17h às 23h

17h – Lavagem com Filhos de Gandhi (RJ)

18h às 19h30 – Roda de Conversa: “Carnavais de Bethânia” com Leandro Vieira (carnavalesco da Imperatriz) e Marcio Debellian (diretor do filme “Fevereiros”)

18h – DJ Tata Ogan (RJ)

19h30 – Pororoca Purpurina (RJ)

20h30 – Quizomba (RJ)

17h às 23h – Feira de Moda (A Rua é Nossa) e Gastronomia (Junta Local)

SERVIÇO

Rio de Janeiro dias 25, 26, 27 e 28/01

MAM – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 20021-140

Ingressos: a partir de R$ 160 (inteira) / R$ 90 (meia)

Links de vendas: Passaporte para todos os dias | 26/01 – Carnavais do Brasil

27/01 – Do Pop ao Brega 28/01 – Eu danço Samba

Mais informações em Link 

Realização: Tess

megaloterias
megaloterias