Vozes Brasilis

“Carnaval e resistência” é tema de palestra na Biblioteca Nacional

Rogério Rodrigues, diretor do Departamento Cultural da Portela, participa da série Vozes Brasilis

megaloterias
“Carnaval e resistência” é tema de palestra na Biblioteca Nacional
Rogério Rodrigues - Divulgação

O diretor do Departamento Cultural da Portela, Rogério Rodrigues, é o palestrante convidado para a primeira edição de 2024 da série “Vozes Brasilis”, promovida pela Biblioteca Euclides da Cunha (BEC), biblioteca pública da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada do Ministério da Cultura. Rogério ministrará a palestra “Carnaval e resistência” no dia 06/02, terça-feira, a partir das 14h, no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 05/02 no site Event3. Os participantes inscritos receberão certificado após o evento. O evento será transmitido ao vivo no YouTube (@FundacaoBibliotecaNacional).

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas na FEBF-UERJ, pós-graduado em Literatura Brasileira pela UFRJ, Rogério Rodrigues é também professor de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Júlia Kubitscheck, da rede estadual do Rio de Janeiro. É coautor do livro “Histórias da Portela: 100 anos de glórias” (Editora Carnavalize, 2023).

Rodrigues abordará as diferentes faces das escolas de samba enquanto núcleo comunitário e de resistência, bem como a importância da preservação e difusão da memória: “Colocar em cena o debate sobre a resistência das e nas escolas de samba, às vésperas do carnaval, não é só oportuno, mas sobretudo necessário para desconstruir clichês e padrões estigmatizantes, excludentes e engessados acerca desta manifestação civilizatória da cultura urbana do Rio de Janeiro”, afirma.

Vozes Brasilis

O programa Vozes Brasilis, da Fundação Biblioteca Nacional e da Biblioteca Euclides da Cunha, promove mensalmente palestras com a finalidade de dar visibilidade a autores e a profissionais que contribuem com a disseminação do conhecimento e da informação, com o incentivo à leitura, à arte e às diversas expressões culturais presentes na sociedade brasileira. Os eventos são gratuitos e abertos ao público, destinados a todos os interessados em ações culturais para a difusão do livro e da leitura.

As palestras mensais têm duração de até 2 horas, com inscrições por meio da plataforma digital Even3. O envio do link para a emissão dos certificados será feito até a segunda quinzena no mês posterior à realização do evento. Os certificados são fornecidos por palestra.

Serviço – Vozes Brasilis – “Carnaval e resistência”, com Rogério Rodrigues

Data: 06/02/2024, terça-feira.

Hora: 14 horas.

Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional.

Endereço: Rua México, s/nº – Cinelândia.

Inscrições: https://www.even3.com.br/vozesbrasilisfbn0602 (até 05/02, às 23h59).

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=kgBigpaKQA8.

Informações: [email protected]

megaloterias
megaloterias