Matricula

Matrícula na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro começa nesta terça

As inscrições serão divididas em grupos e começam para a Educação Especial

megaloterias
Secretaria de Educação abre renovação de matrícula para as escolas da rede estadual
Sala de aula vazia

O ano de 2024 já está logo ali e o processo de inscrição para a matrícula de alunos na rede municipal de ensino, referente ao próximo ano letivo, começa nesta terça-feira (28/11) e será dividido em grupos. Quem já estuda nas escolas da Prefeitura e for permanecer na rede, terá renovação automática da vaga. As novas inscrições são para estudantes que desejam ser transferidos para outra unidade escolar ou pretendem ingressar no município. As inscrições podem ser feitas no site www.matricula.rio pelo computador ou pelo celular. Quem não tem acesso à internet, deve fazer a inscrição presencialmente, nas unidades pretendidas. Como estamos perseguindo cada vez mais a acessibilidade, criamos um canal no Whatsapp com assistente virtual programado para tirar também todas as dúvidas referentes à matrícula para facilitar o acesso do responsável no momento mais importante, que é a hora de matricular a criança na nossa rede.
 

“Garantir uma vaga nas nossas escolas não apenas oferece oportunidade de aprendizado, mas também fortalece os laços comunitários. A educação é a chave para o futuro e ao facilitar esse processo estamos construindo uma base sólida para o crescimento da nossa cidade. Contamos com a participação ativa das mães, pais, responsáveis para garantir que cada aluno carioca tenha acesso a uma educação de qualidade. Vamos juntos construir um futuro promissor para todas as nossas crianças e jovens”, afirma o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
 

Desta terça até dia 5 de dezembro, estarão abertas as inscrições de novos alunos para turmas de classe especial e alunos incluídos em turmas regulares, a partir de 4 anos (pré-escola, ensino fundamental e EJA), e para transferência interna (creche, pré-escola, ensino fundamental e EJA).
 

Em dezembro, entre os dias 7 e 10, ocorrerá a transferência interna das creches públicas, que atendem crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses, e da pré-escola (alunos de 4 a 5 anos). De 12 a 18 de dezembro, a matrícula é para novos alunos das creches. Já os responsáveis que pretendem matricular os filhos na pré-escola, devem fazê-lo entre os dias 12 e 17 de janeiro. Também em janeiro, de 5 a 9, será o período para a transferência interna do Ensino Fundamental, para alunos a partir de 6 anos. De 12 a 17, ocorrerá a matrícula de alunos novos para o mesmo segmento. As transferências internas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) serão feitas entre os dias 5 e 9 do mês. E, de 12 a 17, haverá inscrição para novos alunos do PEJA.
 

Inscrições e transferências para a rede pública devem ser feitas pela internet, em www.matricula.rio. Neste link https://matricula.rio/EscolasEDI tem a lista de unidades escolares onde é possível buscar auxílio para o preenchimento do formulário, se houver necessidade.

Em caso de dúvidas:

Site da SME: educacao.prefeitura.rio/matricula-2024

Whatsapp: 21 98496-4315

megaloterias
megaloterias