Ensino Integral

Matrícula Fácil 2024: Inscrições para ensino integral abrem nesta segunda-feira

Governo do Rio oferece mais de 80 mil vagas em 400 unidades

megaloterias
Secretaria de Educação abre mais de 80 mil vagas em mais de 400 unidades de ensino integral em todo o estado. (Divulgação Seeduc)
Secretaria de Educação abre mais de 80 mil vagas em mais de 400 unidades de ensino integral em todo o estado. (Divulgação Seeduc)

As inscrições para a primeira fase da Matrícula Fácil 2024, que oferece vagas para o ensino integral na rede estadual do Rio de Janeiro, abrem nesta segunda-feira (27).

São mais de 80 mil vagas em mais de 400 unidades, incluindo escolas interculturais, cívico-militares, E-Tecs e unidades com cursos profissionalizantes.

O que você precisa saber:

  • Inscrições abrem nesta segunda-feira (27) e vão até o dia 14 de dezembro;
  • São mais de 80 mil vagas em mais de 400 unidades;
  • As vagas são para ensino integral em escolas interculturais, cívico-militares, E-Tecs e unidades com cursos profissionalizantes;
  • As inscrições são feitas pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br);
  • O resultado da alocação será divulgado no dia 29 de dezembro;
  • A confirmação da matrícula deve ser feita na escola, no período de 16 a 19 de janeiro de 2024.

As inscrições para a primeira fase da Matrícula Fácil 2024 estarão abertas a partir das 8h do dia 27 de novembro, no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Os interessados deverão acessar o site e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.

No ato da inscrição, o candidato deve escolher entre três e oito opções de escola/turno. Os estudantes serão alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, na seguinte ordem:

  • preferência à pessoa com deficiência;
  • preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos;
  • permanência na Rede Pública de Ensino;
  • proximidade da residência;
  • em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

O resultado da alocação será divulgado no dia 29 de dezembro. O responsável – ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 16 a 19 de janeiro de 2024 e realizar a confirmação da matrícula. A Ficha de Conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da Confirmação de Matrícula, na escola onde o candidato for alocado.

A rede estadual de ensino do Rio de Janeiro oferece ensino integral em diversas modalidades, como escolas interculturais, cívico-militares, E-Tecs e unidades com cursos profissionalizantes. As escolas interculturais possuem parcerias com consulados, embaixadas e órgãos de representação governamental de 18 países e atendem mais de 6.700 alunos. São 27 unidades, em 12 municípios, oferecendo o aprendizado do idioma, da cultura, da culinária e do estilo de vida de cada país representado.

As unidades cívico-militares contam com 16 unidades vocacionadas ao ensino cívico-militar, sendo 10 em parceria com a Polícia Militar e 6 com o Corpo de Bombeiros. Juntas, essas escolas atendem mais de 2.700 alunos em 15 municípios.

As E-Tecs são escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades que contam com tela interativa nas salas de aula, chromebooks (computadores portáteis), internet de alta qualidade, área destinada à produção audiovisual, aulas de robótica e salas makers, que são espaços de criação.

O Curso Normal é voltado para o público que quer entrar na área do magistério. São várias as unidades que oferecem esse curso em todo o estado.

As unidades com cursos profissionalizantes possuem parcerias com empresas ou outras entidades, a fim de ofertar cursos profissionalizantes e técnicos.

O ensino integral na rede estadual do Rio de Janeiro oferece uma série de benefícios aos estudantes, como:

  • mais tempo para estudar;
  • aulas práticas e vivências extracurriculares;
  • formação mais completa e abrangente;
  • maior chance de aprovação em concursos públicos e vestibulares;
  • certificação profissional.

O governador Cláudio Castro destacou a importância do ensino integral para a formação dos jovens.

“O ensino integral transforma vidas. É uma oportunidade de dar aos nossos jovens uma formação mais completa e abrangente, com mais tempo para estudar e desenvolver habilidades que serão essenciais para o futuro”, afirmou Castro.

SERVIÇO:

– De 27/11/2023 (a partir das 8h) a 14/12/2023: A 1ª Fase da Matrícula Fácil 2024, inscrições online em www.matriculafacil.rj.gov.br

– Dia 29/12/2023: Resultado da alocação da 1ª Fase da Matrícula Fácil 2024

– Relação nominal (Respeitando a LGPD) – www.seeduc.rj.gov.br

– Consulta individual – www.matriculafacil.rj.gov.br

– De 16/01/2024 a 19/01/2024: Confirmação da 1ª Fase da Matrícula Fácil 2024, na unidade escolar.

megaloterias
megaloterias