Como as pirâmides do Egito foram construídas?

Professor de História Pedro Rennó, da Plataforma Professor Ferretto, explica essa curiosidade da época dos faraós

Você já parou para pensar como as pirâmides foram construídas? Essas edificações da arquitetura egípcia são estruturas construídas há mais de 4.500 anos, onde eram sepultados os faraós, os reis do Egito antigo. Elas foram construídas para representar os raios do sol levantando o faraó, para se unir ao deus do sol rá. Na religião do antigo Egito, acreditava-se que os faraós eram personificações dos deus da terra. 

As principais pirâmides egípcias são a de Quéops (2530 a.C), Miquerinos (2471 a.C) e Quéfren (2500 a.C). Os nomes dados a essas construções se referem ao faraó para quem que se construiu. De formato retangular, elas formaram uma pirâmide cheia de degraus, cada um deles tendo entre 9 e 11 metros.

Professor de História da Plataforma Professor Ferretto, Pedro Rennó, comenta: “Atualmente sabemos que, ao contrário do que já foi dito no passado, não foram os escravos, e muito menos alienígenas, que construíram as famosas pirâmides, mas trabalhadores que recebiam um pagamento pelos serviços prestados”, explica ele. 

A técnica usada para a construção das pirâmides está entre os maiores mistérios da engenharia, e os métodos exatos que foram utilizados na construção até hoje ainda não foram desvendados. “Ainda existem estudos sobre isso, mas há indícios de que os construtores não eram escravos, pelo menos não em sua totalidade. Poderiam existir escravos, mas a principal mão de obra não era essa.”, conclui o professor