Avanço

Ana Paula Abreu Moura é a primeira mulher negra a assumir diretoria da Faculdade de Educação da UFRJ

Professora toma posse em cerimônia que será realizada nesta quarta-feira (3), a partir das 14h

Ana Paula Abreu Moura, eleita em setembro de 2023, ao lado de Silvina Fernandez, nova vice-diretora - Divulgação/ AdUFRJ
Ana Paula Abreu Moura, eleita em setembro de 2023, ao lado de Silvina Fernandez, nova vice-diretora - Divulgação/ AdUFRJ

A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) chega a um marco histórico ao empossar a primeira mulher negra em sua direção.

A professora Ana Paula Abreu Moura, eleita em setembro de 2023, assume o cargo ao lado de Silvina Fernandez, nova vice-diretora, em cerimônia nesta quarta-feira (3), no Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário, no Campus da Praia Vermelha, na Urca, a partir das 14h.

O que você precisa saber:

Histórico de Luta e Conquistas: Ana Paula Abreu Moura, primeira mulher negra a dirigir a Faculdade de Educação da UFRJ, traz consigo uma história de superação e compromisso com a educação. Originária da Ilha do Boqueirão, enfrentou desafios desde cedo para garantir seu acesso à educação, tornando-se a primeira de sua família a ingressar na universidade.

Entrevista Reveladora: Em entrevista à Associação dos Docentes da UFRJ (AdUFRJ), Ana Paula compartilhou suas experiências e motivações: “Eu luto pelo direito à Educação, pela Educação de Jovens e Adultos, porque na minha vida esse direito também foi conquistado com muito suor.” Sua eleição reflete o reconhecimento do potencial das instituições públicas na formação da identidade e no fortalecimento da igualdade racial.

Perfil Profissional: Além de sua trajetória acadêmica destacada, Ana Paula é professora da UFRJ desde 2010, com ampla experiência em educação de jovens e adultos. Sua atuação vai além da docência, sendo coordenadora de cursos e programas de extensão universitária, demonstrando um compromisso abrangente com a missão educacional da instituição.

Desafios da Gestão: Como diretora da Faculdade de Educação, Ana Paula enfrentará o desafio de elaborar um Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), alinhado com os objetivos estratégicos da instituição e que promova a excelência acadêmica e a inclusão social.