Melhora

Inflação: IPCA de março registra queda para 0,16%

Índice oficial de inflação do país apresenta recuo em comparação com fevereiro, segundo dados do IBGE

IPCA
Foto: Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de março apontou uma queda significativa, atingindo 0,16%, em contraste com os 0,83% registrados no mês anterior.

Essa redução é influenciada principalmente pelos gastos com alimentação e bebidas, conforme dados divulgados pelo IBGE.


O que você precisa saber

  • IPCA de março registra queda para 0,16%.
  • Taxa acumulada no ano é de 1,42% e em 12 meses, de 3,93%.
  • Grupo de despesas alimentação e bebidas é principal responsável pelo aumento.

Resultados do IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março revelou uma queda expressiva em relação ao mês anterior, com uma taxa de 0,16%. Esse resultado contrasta com os 0,83% registrados em fevereiro, apontando uma desaceleração da inflação.


Acumulado do Ano e em 12 Meses

Com o resultado de março, o IPCA acumula uma taxa de 1,42% no ano. Em relação aos últimos 12 meses, a inflação atinge 3,93%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Impacto nos Gastos

Despesas com Alimentação e Bebidas

O grupo de despesas alimentação e bebidas teve um peso significativo na inflação de março, com um aumento de 0,53% nos preços. Esse aumento pode impactar diretamente o orçamento das famílias, especialmente aquelas com menor poder aquisitivo.


Perspectivas Econômicas

A desaceleração da inflação em março pode refletir uma menor pressão nos preços de diversos produtos e serviços. No entanto, é importante monitorar de perto os indicadores econômicos para compreender a evolução da situação e suas possíveis repercussões na economia como um todo.