O Custo da Guerra

Bloqueio no Oriente Médio pode dobrar o preço do petróleo

Analista da Goldman Sachs alerta para risco de conflito mais intenso

megaloterias
Bloqueio no Oriente Médio pode dobrar o preço do petróleo
Foto Petrobras/ Agencia Brasil

O chefe de análise do mercado petrolífero da Goldman Sachs, Daan Struyven, alertou que o preço do petróleo bruto pode dobrar se os conflitos no Oriente Médio piorarem. Atualmente, o grupo político Ansar Allah, também conhecido como Houthi, que controla o norte do Iêmen, está realizando um bloqueio ao transporte marítimo no estreito de Babelmândebe, que dá acesso ao mar Vermelho e ao canal de Suez.

O que você precisa saber:

  • O bloqueio no estreito de Babelmândebe pode levar a um aumento de 20% no preço do petróleo em um mês.
  • Se o conflito no Oriente Médio se agravar, o preço do petróleo pode dobrar.
  • O bloqueio está causando atrasos e aumento dos custos de envio.

Corpo do texto:

Struyven disse à CNBC que, se o bloqueio no estreito de Babelmândebe afetar também o tráfego de petróleo no estreito de Ormuz, os preços do petróleo podem subir 20% em um mês. Ele acrescentou que qualquer interrupção mais prolongada pode dobrar o preço dos barris, embora tenha considerado esse cenário “altamente improvável”.

O bloqueio do Ansar Allah ocorre em retaliação aos ataques israelenses ao povo palestino. As companhias de frete marítimo são obrigadas a desviar os navios do mar Vermelho, contornando o cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África. Mesmo que os navios não sejam atacados, o aumento do preço do seguro dos navios encarece a rota, enquanto o desvio acrescenta cerca de 6 mil milhas náuticas à viagem, podendo atrasar os prazos em até um mês e aumentar os custos de envio.

Conclusão:

O bloqueio no estreito de Babelmândebe é um novo fator de risco para o mercado de petróleo, que já está pressionado pela guerra na Ucrânia. O aumento dos preços do petróleo pode ter um impacto significativo na economia global, elevando a inflação e prejudicando o crescimento.

megaloterias
megaloterias