Agro

Abertura de mercado na Coreia do Sul para exportação de produtos à base de camarão

Com a recente abertura, o agronegócio brasileiro alcançou sua 106ª expansão comercial em 50 países desde o início do ano passado

Abertura de mercado na Coreia do Sul para exportação de produtos à base de camarão
Abertura de mercado na Coreia do Sul para exportação de produtos à base de camarão

O governo brasileiro recebeu com contentamento a decisão da Coreia do Sul de permitir as exportações brasileiras de dez produtos à base de camarão para aquele mercado, dispensando a necessidade de Certificado Sanitário Internacional (CSI).

O que você precisa saber

  • Coreia do Sul autoriza importação de camarão brasileiro, dispensando Certificado Sanitário Internacional.
  • Produtos variam em formas e tipos, incluindo camarão Ebi para sushi e camarão Torpedo empanado.
  • Estabelecimentos interessados devem registrar-se previamente no Ministério da Segurança dos Alimentos e Medicamentos sul-coreano.
  • Essa é a segunda abertura de mercado feita pela Coreia do Sul para o Brasil em menos de um mês.

Detalhes da Autorização

Os produtos autorizados incluem camarões não-quarentenários, em diversas formas: sem cabeça, descascados, eviscerados ou não, com ou sem cauda, cozidos ou crus. As variedades vão desde camarão Ebi (para sushi) até camarão Torpedo empanado e mix de camarão com pedaços de peixe.

Procedimentos para Exportação

Estabelecimentos brasileiros interessados em exportar esses produtos devem ser registrados previamente no Ministério da Segurança dos Alimentos e Medicamentos da Coreia do Sul. O registro pode ser realizado pelo importador sul-coreano ou pelo exportador brasileiro.

Contexto e Impacto

Esta é a segunda vez em menos de um mês que a Coreia do Sul abre seu mercado para o Brasil. Em abril, o país autorizou a exportação de subprodutos de origem animal destinados à alimentação animal.

Resultados e Parcerias

A abertura desse mercado representa a 106ª expansão comercial do agronegócio brasileiro em 50 países desde o início do ano passado. O resultado positivo é resultado dos esforços conjuntos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Com essa nova oportunidade, o Brasil fortalece sua posição como um importante fornecedor de produtos agrícolas para o mercado sul-coreano, contribuindo para o crescimento do setor agropecuário nacional.