- Publicidade -
InícioCultura“R” leva arte periférica para a Barra da Tijuca
- Publicidade -

“R[EXISTÊNCIA]” leva arte periférica para a Barra da Tijuca

Em sua 2ª edição, a exposição “R[EXISTÊNCIA]” transforma a resistência em arte, utilizando-a como inspiração em diversas linguagens que se atravessam em cada ato, grande ou pequeno. Reunindo mais de 30 artistas periféricos, o objetivo é trazer visibilidade às novas faces que fazem acontecer a arte brasileira, além de criar oportunidades para interação e troca de experiências entre os artistas e o público. O evento será realizado no sábado (15), das 16h às 21h, no CROP Studio. O ingresso vale R$15 e parte deste valor será destinado ao projeto social Borel Art.

A partir desta exposição, o idealizador do projeto Ton Valentim deseja possibilitar a interação entre diversas bolhas, promovendo o encontro de realidades e vivências diferentes. “Esse projeto é justamente sobre trazer novidades, juntar artistas em diferentes estágios de suas carreiras, seja o que está começando, o que está no caminho e o que já tem algo mais consolidado, e misturar tudo isso com o público da periferia e o público da Barra”, ressalta.

“R[EXISTÊNCIA]” se torna um espaço onde inúmeros artistas, seja fotografia, artes plásticas, pintura, escultura, poesia e DJs – podem se expressar e se comunicar com públicos diversos, independentemente de onde moram. Ton Valentim destaca que, apesar da exposição ocorrer na Barra, o local é acessível. “Queremos que todos possam participar, portanto o espaço é bem localizado, próximo ao metrô”, garante.

A seleção dos mais de 30 artistas, majoritariamente pretos e periféricos, foi um processo cuidadoso. “A gente quis trazer diversidade e a ideia é misturar diferentes grupos e contextos, então a gente fez essa curadoria baseada nisso”, explica. Utilizando a arte como ferramenta de resistência e transformação social, a expectativa para esta segunda edição é de recomeço e experimentação. “É um recomeço para darmos continuidade ao projeto,” destaca Ton.


LEIA TAMBÉM

“R[EXISTÊNCIA]” exibe a luta constante de pessoas negras através de expressões artísticas. “Para o povo preto, resistência é uma constante, presente no corpo, no sistema, na vida. Resistir não é apenas uma ação, é uma atitude, uma declaração da vontade humana de superar obstáculos e seguir em frente. Resistir para existir”, Ton reflete.

A exposição é uma iniciativa do Estúdio Trama, Coletivo Enegrecer e da Galeria Marcia Martins, com produção e curadoria dos artistas visuais Ton Valentim e Thiago Nunes, curadoria de Erika Pedraza, produção de Lua Maria e conta com o apoio do CROP Studio.

SERVIÇO

Data: 15 de junho (sexta-feira)

Horário: das 16h até 21h

Local: CROP Studio (Box 68, dentro do complexo Freeway)

Endereço: Av. das Américas, 2000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Valor do ingresso: R$15

Relacionadas

Seja notificado sempre que publicarmos algo novo!

- Publicidade -
Parimatch Cassino online

Mais Lidas

- Publicidade -

Leia Também

Pastor Isker, de extrema-direita, diz que scanner de aeroporto “torna pessoas gays”

Declaração sem base científica causa críticas e repercussão online

Lula homenageia Cristina Buarque após sua morte

Presidente destaca legado da artista no samba brasileiro

Enjoy exclusive access to all of our content

Get an online subscription and you can unlock any article you come across.

- Publicidade -