Luto

Carlos Lyra, ícone da Bossa Nova, morre aos 90 anos no Rio de Janeiro

Autor de sucessos da bossa nova, como ‘Coisa mais linda’ e ‘Minha namorada’, é um dos artistas mais importantes da Música Brasileira

Carlos Lyra
Carlos Lyra

O cantor e compositor Carlos Lyra morreu na madrugada deste sábado (16) aos 90 anos no Rio de Janeiro. Ele foi um dos artistas mais importantes da música brasileira de todos os tempos, autor de sucessos como ‘Coisa mais linda’, ‘Minha namorada’, ‘Primavera’ e ‘Sabe você’.

O que você precisa saber:

  • Carlos Lyra morreu na madrugada deste sábado (16) aos 90 anos no Rio de Janeiro.
  • Ele foi um dos artistas mais importantes da música brasileira de todos os tempos.
  • Autor de sucessos como ‘Coisa mais linda’, ‘Minha namorada’, ‘Primavera’ e ‘Sabe você’.

Lyra nasceu em 11 de maio de 1933 no Rio de Janeiro. Começou a fazer música com um piano de brinquedo aos 7 anos de idade e, na adolescência, quebrou uma perna durante uma atividade esportiva. A recuperação o deixou de cama por seis meses, período que aproveitou para aprender a tocar violão.

Em 1955, iniciou a carreira profissional como músico, tocando violão elétrico no conjunto de Bené Nunes. Compôs ‘Maria Ninguém’, entre outras músicas com letras suas. Já em 1956, seu samba ‘Criticando’ foi gravado pelo grupo vocal Os Cariocas.

Lyra entrou para o rol de ícones da bossa nova, ao lado de parceiros como Ronaldo Bôscoli, a dupla Tom Jobim e Vinícius de Moraes e o intérprete João Gilberto. Seus sucessos da época incluem ‘Coisa mais linda’, ‘Minha namorada’, ‘Primavera’ e ‘Sabe você’.

O compositor também teve passagem como diretor musical do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Rádio Nacional. Em 1964, foi exilado no México após o golpe militar.

Em quase 70 anos de carreira, Lyra lançou e participou de inúmeros álbuns, se apresentou em shows dentro e fora do Brasil e musicou peças teatrais e filmes.

Homenagens:

Lyra era casado com Magda Pereira Botafogo. Ao completar 90 anos, recebeu uma série de homenagens, incluindo o lançamento do álbum ‘Afeto’, que reúne versões de suas músicas interpretadas por grandes nomes da música brasileira.