- Publicidade -
InícioCulturaLula sanciona o “SUS da Cultura” em Recife
- Publicidade -

Lula sanciona o “SUS da Cultura” em Recife

Considerado o maior instrumento de garantia dos direitos culturais do país, o Sistema Nacional de Cultura terá seu marco regulatório sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta quinta-feira, 4 de abril, em Recife (PE). A abrangência do texto aprovado pelo Congresso faz com que o documento seja apelidado informalmente de SUS da Cultura.

A sanção fortalece a retomada do Ministério da Cultura e os esforços da pasta em resgatar o protagonismo cultural no cenário político-social do Brasil. A solenidade será no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, a partir das 19h, com a presença da ministra Margareth Menezes, do prefeito de Recife, João Campos, além de artistas, agentes culturais, gestores públicos e outras autoridades políticas.

A sanção ocorre após o Sistema Nacional de Cultura ser aprovado no Senado Federal, no dia 6 de março de 2024. O texto é um avanço nas políticas culturais e funciona de forma colaborativa entre municípios, estados e União. Atualmente, cerca de 60% dos municípios brasileiros já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura, o correspondente a mais de 3.500 cidades. Todos os estados e o Distrito Federal já fizeram a adesão.

SUS DA CULTURA

O Sistema Nacional de Cultura existe para garantir os direitos culturais e promover a colaboração entre municípios, estados, Distrito Federal e União na gestão conjunta das políticas públicas de cultura. É um processo de articulação, informação, fomento e promoção entre os entes federados e é controlado pela sociedade civil.

Transformar as políticas de cultura em políticas de Estado, que sejam permanentes e duradouras, independentemente de governos, é o objetivo central do Sistema Nacional de Cultura. Assim, a população não perderá o acesso aos bens e serviços culturais e o setor seguirá contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do país.

O SNC não é um projeto de governo ou um programa, é uma forma de organizar a política cultural. Portanto, não se trata de um programa de fomento. Fazendo um paralelo comparativo, é como se fosse o “SUS” da Cultura – um sistema que unifica cidades, estados e a União no comprometimento com a estrutura da cultura no país. Com a sanção presidencial, a diversidade e a valorização das expressões culturais brasileiras serão reconhecidas como um direito fundamental de todo cidadão

Relacionadas

Seja notificado sempre que publicarmos algo novo!

- Publicidade -
Parimatch Cassino online

Mais Lidas

- Publicidade -

Leia Também

Pastor Isker, de extrema-direita, diz que scanner de aeroporto “torna pessoas gays”

Declaração sem base científica causa críticas e repercussão online

Lula homenageia Cristina Buarque após sua morte

Presidente destaca legado da artista no samba brasileiro

Enjoy exclusive access to all of our content

Get an online subscription and you can unlock any article you come across.

- Publicidade -