Russian Seasons

Imersão cultural russa acontece em junho no RJ

Série de eventos trará estrelas da música clássica e balé, além de exposições e palestras, em uma celebração inédita da cultura russa

Ildar Abdrazakov - Divulgação
Ildar Abdrazakov - Divulgação

A tradição e a arte russa chegam ao Rio de Janeiro em junho com o projeto internacional Russian Seasons. Pela primeira vez no Brasil, estrelas renomadas da música clássica e do balé, aclamadas na Rússia e no mundo, se apresentarão nos palcos cariocas.

ESTAMOS NAS REDES

Siga-nos no X

Inscreva-se no no Youtube

A programação inclui uma série de atividades de intercâmbio cultural. Entre os eventos, destacam-se apresentações de canto lírico e concertos sinfônicos, apresentações musicais folclóricas, master classes de balé, exposições de artes e ofícios e palestras sobre a cultura e o idioma russos. Voltadas para diferentes públicos, as atrações terão preços bem acessíveis ou entrada gratuita para exposições e palestras.

As apresentações acontecerão em locais icônicos da cidade, como o Theatro Municipal, o Teatro Riachuelo e a Casa de Cultura Laura Alvim (Casa do G20). Nesta última, os visitantes poderão conferir uma exposição única de artes e ofícios russos, além de palestras sobre a cultura e o idioma russo, ministrada pelo diretor artístico e maestro-chefe do State Academic Russian Folk Ensemble, Dmitry Dmitrienko.

LEIA TAMBÉM

Entre os dias 16 e 19 de junho, também na Casa G20, o público poderá ter acesso a uma exposição de gravuras históricas e fotografias do renomado Museu Histórico do Estado Convento do Monastério Novodevich, em comemoração aos 500 anos de sua fundação, um dos marcos arquitetônicos e culturais mais importantes da Rússia.

Abertura do Russian Seasons

A cerimônia de abertura do projeto Russian Seasons acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 17 de junho, com a presença da Ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova, e de autoridades brasileiras.

Além da exposição de requintados figurinos, que trajaram personagens de óperas passadas, exibidos no foyer do Teatro – e intitulada “Art Masquerade” da Russian Saisons- , o destaque da noite será uma apresentação de um dos mais importantes cantores líricos do planeta, Ildar Abdrazakov (baixo), acompanhado pela mezzo-soprana, Zinaida Tsarenko, pelo pianista Sergey Davydchenko e pelo violinista Daniil Kogan, artistas premiados no Concurso Internacional Tchaikovsky. O quarteto estará sob a regência do Maestro Denis Vlasenko, e contarão com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Toda a arrecadação da noite será destinada às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Desde sua estreia no Teatro La Scala em 2001, aos 25 anos, Ildar Abdrazakov se tornou um dos pilares de atração das principais casas do mundo, incluindo a Metropolitan Opera de Nova York, a Vienna State Opera e a Bavarian State Opera de Munique.

Sua voz poderosa, porém refinada, juntamente com sua presença marcante no palco, levou críticos a saudá-lo como um baixo excepcional. Também é um artista de concertos ativo: se apresentou no BBC Proms de Londres e no Carnegie Hall de Nova York, além de em orquestras internacionais importantes, incluindo a Sinfônica de Chicago e a Filarmônica de Viena.

Programação retorna em 26 de junho
Após a abertura oficial, a programação segue e no dia 18 de junho, o Teatro Riachuelo abrigará outros dois concertos. Às 14 horas, a mezzo-soprana, Zinaida Tsarenko, o pianista Sergey Davydchenko e o violinista Daniil Kogan voltam a estar juntos em uma nova apresentação. Às 20 horas, a noite carioca volta a se transformar em um pedaço da Rússia com a apresentação do Conjunto Acadêmico Estatal de Folclore Russo, “Rússia”, em homenagem a Lyudmila Zykina, uma das mais queridas cantoras russas, a partir da voz da Solista Nina Shatskaya.

Depois de uma breve passagem por São Paulo, a comitiva volta ao Rio e reabre a temporada carioca em 26 de junho, com a apresentação do bailarino Nikolai Tsiskaridze, do Balé Bolshoi de Moscou. O artista ministrará master classes para o Corpo de Baile do Theatro Municipal, junto com professores da Academia Vaganova de Ballet de São Petersburgo, reconhecida como a melhor instituição de treinamento de balé clássico do mundo.

Russian Seasons é um projeto cultural internacional promovido pelo Ministério da Cultura da Rússia, com produção executiva da Pronto, que visa mostrar a diversidade da cultura russa para o público global. Através de performances, exposições e programas educacionais, o Russian Seasons promove o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre as nações.

Serviço

Russian Seasons

Datas: 16 a 19 de junho e 26 de junho de 2024

Locais: Theatro Municipal, Teatro Riachuelo e Casa de Cultura Laura Alvim (Casa do G20)

Ingressos: Dia 16, na Casa de Cultura Laura Alvim; Dia 17, na Casa de Cultura Laura Alvim; Dia 18, na Casa de Cultura Laura Alvim; Dia 19, na Casa de Cultura Laura Alvim; Dia 17, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Dia 18, às 14h, no Teatro Riachuelo; Dia 18, às 20h, no Teatro Riachuelo.

Mais informações: russianseasonsbrazil