Menu
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Cultura
  • Brasil
Assinar
Apoiar
sexta-feira, 11 jul 2025
Logo do Jornal Diário Carioca Logo do Jornal Diário Carioca
Search
  • Home
  • Últimas
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Cultura
  • Esportes
  • Horóscopo
  • WEB STORIES
  • Estilo de Vida
  • Ciência
Reading: Praça Mauá recebe Festival de Ciência com shows de Teresa Cristina e Zélia Duncan
Compartilhe
Font ResizerAa
Diário CariocaDiário Carioca
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Esportes
  • Horóscopo
  • Brasil
  • Estilo de Vida
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Tecnologia
  • Emprego
  • Futebol
  • Botafogo
  • Flamengo
  • Fluminense
  • Vasco
  • Carnaval
  • Famosos
  • Filmes e Séries
  • Giro Carioca
  • Música
  • Teatro
  • Televisão
  • Viagem
  • Gastronomia
  • Carros
  • Ciência
  • WEB STORIES
  • Saúde
Search
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Esportes
  • Horóscopo
  • Brasil
  • Estilo de Vida
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Tecnologia
  • Emprego
  • Futebol
  • Botafogo
  • Flamengo
  • Fluminense
  • Vasco
  • Carnaval
  • Famosos
  • Filmes e Séries
  • Giro Carioca
  • Música
  • Teatro
  • Televisão
  • Viagem
  • Gastronomia
  • Carros
  • Ciência
  • WEB STORIES
  • Saúde
Possui uma conta? Sign In
Siga-nos
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Diário Carioca > Cultura > Giro Carioca > Praça Mauá recebe Festival de Ciência com shows de Teresa Cristina e Zélia Duncan
Giro Carioca

Praça Mauá recebe Festival de Ciência com shows de Teresa Cristina e Zélia Duncan

O festival marcará o encerramento da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Redacao
atualizado em: 18 de outubro de 2023 11:13
por
Redacao
porRedacao
Equipe
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca
Seguir:
2 anos ago
2 anos ago
Compartilhe

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, patrocinará o primeiro Festival da Ciência da cidade, nesta quinta-feira (19/10) e na sexta-feira (20/10), na Praça Mauá, no Centro. O evento terá uma programação gratuita com atrações artísticas, muita música, talk shows e atividades para popularizar e estimular a curiosidade científica, além do pensamento crítico da sociedade. O festival marcará o encerramento da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Bate-papo com Gregório Duvivier e shows de Teresa Cristina estão entre atrações

O evento terá um palco para atrações como Carrossel de Emoções, Teresa Cristina, Jards Macalé e Zélia Duncan. Também animam o público Ana Costa, Enzo Belmonte, Pedro Miranda. O encerramento do evento terá a participação da Bateria da Mangueira, que apresentará um repertório de sambas ligados a temas científicos. O DJ Sapucaia também está entre os convidados do evento.

“A Ciência diante de grandes desafios” é o tema central dos talk shows. Serão eles: “Desigualdades Sociais”, com Sidarta Ribeiro; “Mudanças Climáticas e Transição Energética”, com Suzana Kahn; “Educação Científica”, com Tamires da Purificação; e “A Ciência Brasileira e o Desenvolvimento”, com Ildeu de Castro Moreira. Gregório Duvivier será o mediador das conversas.

– É fundamental estarmos sempre promovendo e incentivando ações que estimulem as pessoas a buscarem novos conhecimentos. Quando mobilizamos a população, em especial, crianças e jovens, em torno dos temas científicos, os ganhos obtidos são imensuráveis – afirma Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência e Tecnologia.

Planetário levará telescópio que projeta imagem do sol

Várias instituições de ensino e de pesquisa do Rio de Janeiro farão parte do evento expondo suas produções científicas e promovendo atividades para os visitantes: Fiocruz, UFRJ, UNIRIO, IFRJ, CP2, UERJ, PUC-Rio, CBPF, CETEM, CNEN, IMPA, IBICT, INT. LNCC, MAST, Observatório Nacional, Jardim Botânico, Fundação Planetário e Espaço Ciência Viva.

O Planetário do Rio levará um telescópio que projeta a imagem do sol e permite que várias pessoas observem juntas em tempo real. O público também terá acesso a microscópios, games, óculos de realidade virtual e demonstração de drones.

Durante a celebração, o público poderá conhecer mais das ações desenvolvidas pela SMCT e se inscrever nas oficinas e cursos gratuitos oferecidos pela secretaria, por meio das Naves do Conhecimento, da Plataforma Rio On e do caminhão da Estação Rio de Tecnologia.

Os participantes terão acesso à inscrição em cursos como Comunicação Digital, Funcionalidades do Drive, Vídeos Temáticos com Capcut, Excel em Entrevista de Emprego, Computação Criativa com Microbit e Arduíno, Coaching 4.0, Criando Planilhas e Gráficos Dinâmicos, Design Gráfico, entre outros.

Desde dezembro de 2021, as Naves emitiram 32.621 certificados para os alunos aprovados nos cursos. Neste mês de outubro, foram abertas 3.900 vagas para as atividades gratuitas oferecidas nas nove unidades localizadas em: Madureira, Irajá, Triagem, Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança, Engenho de Dentro, Penha e Nova Brasília.

“Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” é o tema escolhido para a vigésima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023 em todo o país.

Serviço:

Festival da Ciência

19 e 20 de outubro (quinta e sexta-feira).
Das 10h às 17h (estandes e talk shows). Shows a partir das 17h.
Praça Mauá – Centro, Rio de Janeiro.

Programação Festival da Ciência

19/10 (quinta-feira)

16h – Talk Shows
18h – Show Enzo Belmonte
19h – DJ Sapucaia
20h – Show Pedro Miranda
21h – DJ Sapucaia
21h30 – Show do Carrossel de Emoções

20/10 (sexta-feira)

17h – Teresa Cristina
18h – DJ Sapucaia
19h – Jards Macalé
20h – DJ Sapucaia
21h – Zélia Duncan com a participação de Ana Costa
22h – DJ Sapucaia
23h – Bateria da Mangueira

Assuntos:Prefeitura do Rio de JaneiroShows
Compartilhe
porRedacao
Equipe
Seguir:
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca
Previous Article Rede pública do Rio de Janeiro é beneficiada com doação de livros e capacitação de professores
Next Article Carla Zambelli quebra decoro na CPMI ao falar pornografia

Escolhas do Editor

Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (Foto: Reprodução / Redes sociais)

Pode Rir: Tarcísio pede ao STF para liberar Bolsonaro para ir aos EUA negociar com Trump

Governador tentou mandar réu à Casa Branca para “ajudar” Lula e negociar com Trump; Corte classificou a ideia como absurda

por Redacao
5 Min Read
Vinicius Drumond é alvo em atentado na Barra da Tijuca. Foto: Divulgação
Bicheiro Vinicius Drumond é alvo de tiros na Barra da Tijuca

Filho de Luizinho Drumond escapou de emboscada a tiros em plena luz…

3 Min Read
O presidente da China, Xi Jinping (e) recebe no Grande Palácio do Povo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
China condena tarifa de Trump contra Brasil: ‘Intimidação’

Pequim denuncia tentativa de intimidação e defende soberania como norma internacional inegociável

4 Min Read

Newsletter

Brings you a selection of the latest news, trends, insights, and tips from around the world.

Assine nossa Newsletter

Opinião

O presidente dos EUA, Donald Trump, durante a Cúpula da OTAN em Haia. (Foto: Martijn Beekman / NATO North Atlantic Treaty Organization)

As alucinações da OTAN

por Vijay Prashad
O Tigre e o Dragão

Listas para destrinchar: 100 melhores filmes do século

por Jaqueline Ribeiro
Lula Foto: Ricardo Stuckert

Por que Lula não rompe com Israel?

por Eduardo Vasco
Parimatch_Cassino_online

Mais Lidas

Donald Trump - Foto: Daniel Torok/ White House

Tarifa de Trump enterra anistia a Bolsonaro e criminosos do 8/1

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apoia agressão de Donald Trump ao Judiciário brasileiro (Foto: Reprodução )

Tarcísio apaga foto com boné de Trump após reação negativa a sua vassalagem

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Lula chama Trump de mal informado e Bolsonaro de covarde

Donald Trump - Daniel Torok/White House

Donald Trump amarela após pressão de Lula sobre tarifas e muda o tom

Lula

Lula garante devolução a vítimas de fraude no INSS iniciado no governo Bolsonaro

A imagem histórica, feita pelo célebre fotojornalista Alcyr Cavalcanti (1936-2024), mostra uma festa dentro do Presídio da Ilha Grande, promovida pelos membros da Falange Vermelha, que logo se tornaria o Comando Vermelho, para comemorar a morte de diversos membros da facção rival, a Falange Jacaré, em 1979. Foto: Alcyr Cavalcanti, CC BY

História das facções no Rio de Janeiro expõe omissão do Estado

Leia Também

Sambódromo. Foto Cezar Loureiro / Riotur
Rio de Janeiro

Alerj toma controle do Sambódromo do Rio

Imagens mostram pelo menos três agentes agredindo uma das pessoas abordadas | Reprodução
Rio de Janeiro

Agentes da prefeitura do Rio agridem moradores de rua em Copacabana

Festa na floresta: com cerca de 30 atividades abertas ao público, Parque Nacional da Tijuca irá comemorar 64 anos em dois dias
Giro Carioca

Parque da Tijuca celebra 64 anos com festa verde

Praças próximas à Linha Amarela recebem o Projeto Livro nas Praças 2025
Giro Carioca

Praças próximas à Linha Amarela recebem o Projeto Livro nas Praças 2025

  • Assuntos:
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Cultura
  • Brasil
  • Televisão
  • Mundo
  • Economia
  • Música
  • Lula
  • Jair Bolsonaro
  • Horóscopo
  • Câncer
  • Libra
  • Áries
  • Touro

Leia Também

Recibo de Cabaré em Fortaleza (CE) que teria taxado turista americano em 50% após tarifaço de Trump. Foto: Reprodução
Brasil

Viralizlou: Cabaré cobra taxa de Trump a turista dos EUA: “+ 50%”

O presidente Lula (PT) publicou um artigo contra as tarifas de Donald Trump em jornais de nove países. Foto: Reprodução
Política

Lula critica tarifas de Trump em jornais internacionais

França propõe corte com os EUA e pacto com a China. Relatório acusa a UE de submissão e defende soberania industrial e ambiental.
Mundo

Parlamento da França propõe aliança com China e fim da dependência dos EUA

Enquanto Trump joga tarifas no tabuleiro, Gonet finaliza o xeque-mate: parecer contra Bolsonaro será entregue ao STF até segunda. A prisão está em jogo.
Política

Gonet fecha parecer que pode prender Bolsonaro

Lula - Foto: Ricardo Stuckert
Política

Lula detona falso patriotismo de Tarcísio e diz que “loucos” não voltarão a governar

  • Assuntos:
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Cultura
  • Brasil
  • Televisão
  • Mundo
  • Economia
  • Música
  • Lula
  • Jair Bolsonaro
  • Horóscopo
  • Câncer
  • Libra
  • Áries
  • Touro
Logo do Jornal Diário Carioca Logo do Jornal Diário Carioca

O Jornal

  • Anuncie
  • Contato
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Quem Somos

Notícias

  • Brasil
  • Ciência
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Emprego
  • Educação
  • Mundo
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Saúde

Esportes

  • Esportes
  • Futebol
  • Botafogo
  • Flamengo
  • Fluminense
  • Vasco

Arte & Pop

  • Cultura
  • Carnaval
  • Famosos
  • Filmes e Séries
  • Giro Carioca
  • Música
  • Teatro
  • Televisão

Estilo

  • Estilo de Vida
  • Gastronomia
  • Horóscopo
  • Tecnologia
  • Viagem

Subscribe

  • Home Delivery
  • Digital Subscription
  • Games
  • Cooking

© Diário Carioca – Direitos Reservados

Logo do Jornal Diário Carioca Logo do Jornal Diário Carioca
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?