MAST tem filmes e planetário digital no fim de semana

O Museu abre suas portas às 14h para que os visitantes possam curtir o seu belo e arborizado campus de 44 mil metros quadrados, passeando ao som do canto dos bem-te-vis e dos sabiás

Aberto há quase dois meses para visitas presenciais, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece uma programação especial no sábado (5) e no domingo (6), com atividades que unem diversão e ciência. O Museu abre suas portas às 14h para que os visitantes possam curtir o seu belo e arborizado campus de 44 mil metros quadrados, passeando ao som do canto dos bem-te-vis e dos sabiás. Lembramos que o Museu segue os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, visando à preservação da saúde, tanto do público quanto de sua equipe.

É uma ótima oportunidade para conhecer a exposição Ressurgindo das Cinzas, fruto da parceria entre MAST e Museu Nacional, que reúne meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças, sendo 37 objetos metálicos e rochosos oriundos do espaço sideral, uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó e que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram o Museu Nacional.

No sábado (5), a partir das 15h30, é hora de apreciar as produções do Science Film Festival, maior festival internacional de filmes de ciências do mundo. Integrante do evento  – realizado pelo Goethe-Institut e o Midiativa / ComKids  –  pelo segundo ano consecutivo, o MAST vai exibir filmes que abordam questões científicas de maneira divertida, aos sábados, até 19 de dezembro. A edição deste ano tem como tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Nesse sábado haverá programa triplo com três curtas-metragens legendados e voltados para a faixa etária entre 12 e 16 anos, totalizando meia hora de sessão. O primeiro deles será Selvagem por natureza: Planeta Faminto, realizado nas Filipinas, que mostra como os seres humanos, em particular, têm uma grande dependência da natureza para a necessidade mais básica: comida. Esta produção levanta um questionamento sobre o impacto que a ‘nossa fome’ tem no meio ambiente. Os anfitriões veterinários Doc Ferds e Doc Nielsen seguem a trilha da comida nas Filipinas, desde o solo e o mar até a mesa, mostrando quanta água, quanta terra e quanta energia são necessárias para fazer nossas refeições.

Na sequência será projetado o curtíssimo filme alemão Terreno de histórias, que em três minutos joga luz sobre o problema urgente do lixo doméstico e a necessidade uma estratégia ambiciosa de prevenção de resíduos e eficiência de recursos. O curta segue Jerzy Wysocki, fundador da Biotrem, que produz em Varsóvia pratos e talheres ecologicamente corretos e sustentáveis com sobras de farelo de trigo. Para fechar o programa será exibido o curta irlandês Homo sapiens no espaço, que acompanha o personagem Fredrick Atom-Burger numa aventura extraordinária em que observaremos o ser humano em seu mais novo habitat: a Estação Espacial Internacional.

Já no domingo (6), além das exposições, o MAST oferece uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Também readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e exibir as belezas celestes no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão vai acontecer às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que irão falar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel.: 3514-5299 e 3514-5229

Horários de visitação
Terça a sexta – 09h às 17h
Sábados – 14h às 19h (a portaria fecha meia hora antes)
Domingos e feriados – 14h às 18h

FIM DE SEMANA NO MAST

SÁBADO 05/12  Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
– Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas
– Sessão da Mostra Science Film Festival – Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares) – às 15h30

  • Selvagem por natureza: Planeta Faminto

Filipinas Legendado

Duração: 20 minutos

        Classificação indicativa: 12 a 16 anos

  • Terreno de histórias

Alemanha –Legendado

Duração: 03 minutos

Classificação indicativa: 12 a 16 anos

  • Homo sapiens no espaço

Irlanda Legendado

Duração: 04 minutos

        Classificação indicativa: 12 a 16 anos

DOMINGO 06/12  Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
– Visita à exposição Ressurgindo das Cinzas
– Sessão do Planetário Digital no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão (18 lugares) – às 16h

GRÁTIS
Mais informações sobre o MAST em www.mast.br/museu
Mais informações sobre o Science Film Festival em https://www.goethe.de/prj/sff/pt/faw.cfm