Luto

Morre o ator britânico Tom Wilkinson, aos 75 anos

Vencedor do BAFTA e do Emmy, Wilkinson foi indicado ao Oscar duas vezes

Tom Wilkinson - Foto: Getty Images
Tom Wilkinson - Foto: Getty Images

O mundo do entretenimento está de luto pela morte do ator britânico Tom Wilkinson, aos 75 anos. Wilkinson, que ganhou destaque por suas atuações memoráveis em filmes como “Ou Tudo ou Nada”, “O Grande Hotel Budapeste” e “O Exorcismo de Emily Rose”, foi encontrado morto em sua residência, vítima de morte súbita.

O que você precisa saber:

  • Tom Wilkinson morreu aos 75 anos, vítima de morte súbita.
  • Wilkinson foi um ator britânico premiado, com duas indicações ao Oscar e um Emmy.
  • Ele é conhecido por suas atuações em filmes como “Ou Tudo ou Nada”, “O Grande Hotel Budapeste” e “O Exorcismo de Emily Rose”.

Wilkinson nasceu em Leeds, Inglaterra, em 1948. Ele começou sua carreira no teatro, atuando em diversas produções na Royal Shakespeare Company. No cinema, sua estreia foi no filme “A História de uma Mulher” (1988).

Wilkinson ganhou destaque internacional com sua atuação no filme “Ou Tudo ou Nada” (1997), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele também foi indicado ao Oscar por “Entre Quatro Paredes” (2001) e “Conduta de Risco” (2008).

Além do Oscar, Wilkinson também foi premiado com o BAFTA, o Emmy e o Globo de Ouro. Ele recebeu o BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante por “Ou Tudo ou Nada” e o Emmy de Melhor Ator Principal em Minissérie ou Telefilme por “John Adams” (2008).

Wilkinson é considerado um dos atores mais versáteis de sua geração. Ele atuou em uma ampla gama de gêneros, incluindo drama, comédia, suspense e terror. Ele também trabalhou com alguns dos maiores diretores do mundo, como Steven Spielberg, Quentin Tarantino e Martin Scorsese.

O artista deixa esposa, a atriz Diana Hardcastle, e duas filhas, Alice e Mollie.