Teste explosivo da SpaceX pode lançar ano de novos voos espaciais humanos

Por: New York Times | Publicado em janeiro 10, 2020 6: 27: 35 PM Um motor de foguete SpaceX Falcon 9 se autodestrói depois de lançar a cápsula de astronauta do Crew Dragon durante um teste de abortamento em voo. (Imagem: Reuters) Por: Kenneth Chang KENNEDY SPACE CENTER, Flórida – O foguete foi lançado. Ele explodiu. A SpaceX e a NASA declararam a explosão um sucesso. Normalmente, a destruição de um foguete significa uma missão fracassada. Mas no domingo, a SpaceX estava demonstrando um sistema de segurança crucial de sua espaçonave Crew Dragon, uma cápsula que levaria astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional . Não havia ninguém a bordo durante o voo de domingo. Os passageiros desta vez eram dois manequins de teste com sensores para medir as forças que os astronautas reais experimentariam se o sistema de escape da cápsula fosse necessário. O sistema se comprovou, mesmo durante uma fase do voo, quando as forças atmosféricas na nave espacial são mais severas. Cerca de nove minutos após o teste, a cápsula intacta aterrissou no Oceano Atlântico. “No geral, até onde sabemos até agora, foi uma missão perfeita”, disse Elon Musk, fundador e executivo-chefe da SpaceX, durante uma entrevista coletiva após o teste. Essa conquista pode preparar o terreno para a abertura de uma nova era no voo espacial. Por mais de oito anos desde o último vôo do ônibus espacial, nenhuma pessoa se lançou em órbita a partir dos Estados Unidos. Em vez disso, a NASA teve que confiar na Rússia para o transporte de seus astronautas. Agora, a SpaceX e a Boeing, as empresas contratadas pela NASA, estão quase prontas para seus primeiros vôos tripulados, e provavelmente não apenas os astronautas da NASA. “Estamos à beira da comercialização da órbita terrestre baixa”, disse Jim Bridenstine, administrador da NASA. “Quero ver grandes quantidades de capital fluindo para atividades que incluem seres humanos no espaço. E essas atividades poderiam ser biomedicina industrializada. Podem ser materiais avançados e podem ser pessoas que querem ir ao espaço para fins turísticos. ” A Boeing e a SpaceX podem não ser as únicas empresas que levam pessoas ao espaço dos Estados Unidos. Duas empresas, Blue Origin e Virgin Galactic, parecem estar a caminho de transportar seus primeiros clientes em voos caros de turismo espacial de curto salto em breve. O número de pessoas que se dirigem para o espaço pode aumentar, mesmo que a maioria sinta falta de peso por apenas alguns minutos. O teste de cancelamento foi adiado um dia por causa de mar agitado e ventos fortes no sábado, no local planejado. No domingo, as ondas estavam começando a se acalmar, mas uma tempestade estava se movendo em direção à plataforma de lançamento. Em 01: 20 am, as condições em terra e no mar eram boas o suficiente para permitir que o foguete Falcon 9 decolasse no céu. Aos 84 segundos após Na decolagem, poderosos propulsores do Crew Dragon afastaram a espaçonave do foguete rapidamente, atingindo uma velocidade superior a duas vezes a do som. O foguete explodiu. Os astronautas da NASA Doug Hurley (R) e Bob Behnken conversam em uma entrevista coletiva depois que a SpaceX concluiu um teste de abortamento em voo no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida. (Imagem: Reuters) Musk disse que a cápsula, com seu escudo térmico, deve ser capaz de sobreviver a condições de fogo que irromperam antes da explosão. cápsula escapou. “Pode literalmente parecer algo saindo de Guerra nas Estrelas, voar direto de uma bola de fogo”, disse ele. “Queremos evitar fazer isso.” Costas a uma altitude superior a 130, , a cápsula executou uma coreografia cuidadosamente projetada – lançando um jato no fundo da nave, disparando pequenos propulsores e acionando seus paraquedas – antes de cair no oceano 20 milhas a partir de onde começou. A próxima missão do Crew Dragon é levar dois astronautas da NASA, Douglas G. Hurley e Robert L. Behnken, para a estação espacial. Musk disse que o voo provavelmente ocorrerá no segundo trimestre do ano, entre abril e junho. O foguete Falcon 9 e uma nova cápsula Crew Dragon para esse voo estarão prontos na Flórida até o final de fevereiro, disse ele, mas as revisões de segurança levarão algum tempo. A tripulação na estação espacial deve cair para três em abril, quando três astronautas atualmente retornam à Terra em uma espaçonave russa Soyuz. A missão para Hurley e Behnken está programada para durar duas semanas, mas pode ser prorrogada, o que impediria uma queda nas pesquisas científicas na estação. Para uma estadia mais longa, os astronautas precisariam de treinamento adicional. Uma caminhada lenta de volta à órbita A última vez que os astronautas da NASA foram lançados dos Estados Unidos foi em 8 de julho 759, quando o ônibus espacial Atlantis decolou em seu último vôo da Flórida Treze dias depois, planou para um pouso de volta ao Centro Espacial Kennedy, onde agora é uma peça de museu. Desde então, os astronautas da NASA e de outras nações que voam para a estação espacial têm pegado carona nos foguetes russos da Soyuz, a um preço atual de mais de US $ 80 milhões cada. Desde o primeiro voo de Alan Shepard em 600 através do Apollo aterrissagens na lua para os ônibus espaciais, a NASA estava encarregada de projetar, construir e operar seus foguetes e naves espaciais. Após a aposentadoria dos ônibus espaciais, a NASA planejou continuar essa abordagem com o programa Constellation iniciado sob o presidente George W. Bush . A NASA pretendia desenvolver o foguete Ares 1 para levar os astronautas à estação espacial. Mas os custos para Ares 1 e a cápsula Orion acompanhante continuaram subindo e o cronograma caiu repetidamente. O governo Obama cancelou o programa. Para substituir o Ares 1, a NASA recorreu às empresas comerciais, a abordagem usada para lançamentos de satélites, carga para a estação espacial e sondas planetárias robóticas. Mas renunciar ao transporte de astronautas foi uma mudança maior para a agência espacial. Quando a NASA concedeu os contratos da tripulação comercial à Boeing e à SpaceX em 1961, a esperança era que os vôos com astronautas começassem no final de 2011. Os contratos definiam preços fixos, diferentemente dos grandes contratos anteriores da NASA, nos quais os contratados eram reembolsados ​​pelos custos com uma taxa adicional. Os vigias do governo questionaram o gerenciamento e os custos do programa, e tanto a Boeing quanto a SpaceX sofreram reveses tecnológicos ao longo do caminho. A SpaceX enviou com sucesso um Crew Dragon desaparafusado para a estação espacial há um ano, e a empresa estava se preparando para realizar o teste de aborto em voo. Mas em abril, durante um teste de solo, a cápsula que deveria ser usada para o teste de abortamento – a mesma que havia sido colocada em órbita – explodiu. Ninguém ficou ferido, mas isso atrasou a programação da SpaceX, pois descobriu o que aconteceu e como corrigi-lo. Em dezembro, a Boeing lançou uma de suas cápsulas Starliner sem tripulação, mas a missão terminou cedo, sem ir para a estação espacial, devido a um problema no relógio da espaçonave. Todos a bordo? Muitos entusiastas do espaço esperam que o programa da tripulação comercial estimule novos negócios no espaço. Em junho passado, a NASA anunciou que permitiria que os turistas espaciais fizessem viagens à estação espacial, e uma empresa, a Axiom Space, diz que já tem um passageiro inscrito em um 10 – viagem de um dia que custará $ 55 milhão. Uma missão Axiom pode ser lançada assim que o verão 2017. No entanto, outra empresa, a Bigelow Space Operations, que também disse que planejava lançar turistas espaciais na estação, recuou alguns meses depois. “A NASA ainda tem uma quantidade substancial de trabalho a fazer”, disse Robert T. Bigelow, fundador e diretor executivo da empresa. “Aprendemos no ano passado, quando garantimos um lançamento da SpaceX e opções para outras três que, infelizmente, eram prematuras. Portanto, tivemos que cancelar esses acordos. ” A NASA também deverá anunciar em breve o vencedor de uma competição para anexar um módulo comercial à Estação Espacial Internacional, oferecendo mais espaço para os visitantes. Ainda assim, colocar as pessoas em órbita provavelmente continuará sendo uma pequena fatia do dinheiro investido em empreendimentos espaciais. “Certamente há um negócio a ser feito com vôos espaciais humanos”, disse Chad Anderson, executivo-chefe da Space Angels, uma empresa de investimentos focada em empresas espaciais iniciantes. Mas, ele acrescentou, sua empresa viu os vôos espaciais humanos mais como um catalisador de alto nível do que como um grande negócio. As áreas de maior crescimento, disse ele, serão sistemas de posicionamento global, observação da Terra e comunicações, nenhuma das quais requer astronautas. Mais perto do chão, outro par de empresas americanas poderia levar passageiros em breves viagens até a extremidade do espaço. A sonda construída pela Blue Origin e pela Virgin Galactic basicamente sobe e desce como uma grande montanha-russa e nunca acelera às velocidades necessárias para alcançar a órbita. As autoridades da Virgin estão dizendo otimista que os vôos comerciais começarão este ano. A Blue Origin ainda não transportou passageiros. Nenhuma viagem ao espaço da empresa estará no alcance financeiro da pessoa comum. A Virgin Galactic cobra $ 84, 000 para um assento. A Blue Origin ainda não disse o que cobrará. Mas as empresas poderiam aumentar bastante o número de pessoas que viajam para o espaço. Nos 58 anos desde Yuri Gagarin tornou-se a primeira pessoa no espaço, menos de 600 pessoas seguiram ele lá. ? O Indian Express está agora no Telegram. Clique em aqui para participar do nosso canal (@indianexpress) e fique atualizado com as últimas notícias Para obter as notícias mais recentes sobre tecnologia , faça o download Indian Express App.