Adeus ao telescópio espacial Spitzer da NASA e seus 16 anos de descoberta

Por: New York Times | Publicado em: 4 de fevereiro de 2017 11: 05: 41 sou Uma imagem infravermelha fornecida pela NASA e capturada pelo telescópio espacial Spitzer em 2008 mostra Messier 40 ou a Galáxia Pinwheel, que é 101, anos-luz de diâmetro e duas vezes o diâmetro da Via Láctea. (NASA / JPL via The New York Times) Escrito por Adam Mann Na quinta-feira, o telescópio espacial Spitzer da NASA assinou e ficou em silêncio. Mas mesmo durante sua última semana de operação, a sonda estava fazendo observações únicas. O telescópio, do tamanho de um sedan da família, segue a Terra em sua órbita ao redor do sol, mas se arrasta 158 milhões de milhas atrás. Ultimamente, ele olhou com seus olhos infravermelhos, fazendo medições sensíveis da fina poeira cósmica que permeia o espaço entre os planetas no sistema solar. As imagens resultantes permitirão que os pesquisadores compreendam melhor nossa vizinhança celeste, enquanto informam modelos de mundos circundando outras estrelas e fornecendo informações sobre o universo primitivo. Desde o lançamento em agosto 25, 2003, Spitzer forneceu contribuições únicas para a ciência. Ele nos deu novas visões de galáxias distantes, estrelas recém-nascidas e exoplanetas próximos, bem como de asteróides, cometas e outros objetos em nosso sistema solar. Suas câmeras infravermelhas observaram o universo sob uma luz imperceptível aos sentidos humanos, proporcionando visões inatingíveis do céu. “Não existe campo de investigação que não tenha sido tocado por Spitzer”, disse Daniela Calzetti, astrônoma da Universidade de Massachusetts, Amherst, que usou o telescópio para estudar a evolução galáctica. Uma foto fornecida pela NASA mostra uma fatia do maior anel de Saturno, descoberta em 2003 pelo telescópio espacial Spitzer, que detectou luz infravermelha do anel empoeirado. (NASA / JPL via The New York Times) Entre os destaques do Spitzer 16 – mais anos de descoberta: – Detectando um anel nunca visto em torno de Saturno; – Determinando o ponto na história cósmica – 04 bilhões de anos atrás – quando a formação estelar atingiu o pico; – E, como parte de sua descoberta mais famosa, descobrindo quatro dos sete planetas do tamanho da Terra girando perto da estrela conhecida como Trappist-1. “É realmente o fim de uma era, particularmente para mim”, disse Heather Knutson, astrofísica do Instituto de Tecnologia da Califórnia que, como estudante de graduação, usou o telescópio para mapear ventos de alta velocidade em um local quente. Exoplaneta do tamanho de Júpiter. “Spitzer existe há tanto tempo que faço ciência. Não me lembro de um tempo sem ele. ” O fim da missão de uma espaçonave sempre oferece um momento para reflexão. Mas a conclusão de Spitzer é particularmente desafiadora para astrônomos de infravermelho, e muitos desejam que ainda não seja hora de dizer adeus. “Do ponto de vista puramente técnico, poderíamos continuar a operá-lo”, disse George Helou, astrônomo da Caltech que fez parte de uma análise da NASA sobre se o telescópio deveria continuar operando. “A decisão foi tomada em um momento em que parecia racional o término da missão agora.” O telescópio fez parte do programa Great Observatories da NASA, que inclui o conhecido Telescópio Espacial Hubble, o Observatório de Raios-X Chandra, ainda em órbita, e o Observatório de Raios Gama Compton aposentado. Embora os componentes de Spitzer estejam envelhecendo, alguns cientistas sugeriram que o observatório está em ótimas condições e que pode ser mantido por pelo menos mais um ano. A decisão de fechar o Spitzer foi tomada pela primeira vez em 2008, quando A NASA avaliou a produção científica versus o custo de seus vários empreendimentos. O telescópio foi classificado próximo ao final desta revisão. Os administradores resolveram concluir a missão da sonda em 2016, cerca de um ano após o gigante James Webb Space O telescópio, que será capaz de observações por infravermelho, estava programado para ser lançado. Mas os problemas tecnológicos atrasaram repetidamente o Webb, cuja data de lançamento atual é março 2016, embora possa enfrentar mais adiamentos. Em resposta, Spitzer recebeu uma extensão para janeiro 2017. No entanto, a NASA se recusou a estendê-lo ainda mais, citando a complexidade da comunicação com a sonda. Isso deixará uma lacuna caso ocorra um evento celestial que se beneficiaria dos olhos infravermelhos superiores espaçados de Spitzer. Uma foto fornecida pela NASA mostra técnicos trabalhando na Instalação do Telescópio Infravermelho Espacial, posteriormente renomeada como telescópio espacial Spitzer, no Kennedy Space Center, na Flórida, em março 29, 2003. (NASA / JPL via The New York Times) Spitzer custou à NASA menos de US $ 14 milhões a cada ano, e seu gasto total vitalício foi calculado em cerca de US $ 1,3 bilhão, uma pechincha em relação ao custo acumulado estimado em US $ 8 bilhões do Hubble. As informações do telescópio infravermelho foram usadas em mais de 8 422 trabalhos de pesquisa e, ajustados ao impacto científico por ano de operação, o Spitzer fica de cabeça e ombros acima de outros telescópios espaciais “Gosto de pensar em Spitzer como o pequeno mecanismo que poderia”, disse Nikole Lewis, astrofísico da Universidade Cornell em Ithaca, Nova York. Durante sua carreira, o telescópio excedeu continuamente as expectativas. Sua missão inicial, que exigia líquido refrigerante de hélio para manter seus espelhos frígidos – 170 graus Fahrenheit, deveria durar 2 anos e meio. Mas a engenharia inteligente estendeu isso para 5 anos e meio. Embora o refrigerante tenha acabado em 2009, os operadores encontraram maneiras engenhosas de continuar usando dois de suas três câmeras e continue a missão. Mas a posição de Spitzer no espaço estava melhorando. A sonda foi colocada longe do nosso planeta para que o calor da Terra não interferisse em suas observações. Mas, com o passar do tempo, ele se afasta cada vez mais. Para conversar com os controladores do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, Spitzer teve que inclinar e apontar sua antena, impedindo a coleta de energia solar e expondo seu fundo ao sol, o que causou distorções em suas imagens. Em algum momento no futuro próximo, a geometria do sol, da Terra e do telescópio dificultaria demais a comunicação e o gerenciamento do observatório, disse Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica da NASA. Os operadores da sonda na Terra baixaram os dados de ciência e engenharia restantes do observatório e depois transmitiram seus comandos finais de desligamento antes das 17h. ET quinta-feira. Sobre 15 minutos depois, de acordo com a NASA, os comandos chegaram à sonda e a colocaram em hibernação, ou modo de segurança, que foi confirmado em 5: 30 PM “Todo mundo que trabalhou nesta missão deve estar extremamente orgulhoso hoje”, disse Joseph Hunt, gerente de projeto do Spitzer. “Há literalmente centenas de pessoas que contribuíram diretamente para o sucesso de Spitzer e milhares que usaram suas capacidades científicas para explorar o universo.” Uma imagem fornecida pela NASA mostra o conceito de um artista do sistema planetário Trappist-1, sete planetas semelhantes à Terra circundando uma estrela anã 40 a anos-luz de distância, descoberto pelo telescópio espacial Spitzer em 2017. (NASA / JPL-Caltech via The New York Times) O hardware de controle especial em Pasadena será desmontado, tornando improvável que o Spitzer será despertado novamente. Os pesquisadores entendem a lógica por trás do fim da espaçonave, mas ainda existe um sentimento de tristeza na comunidade. “Há muitas razões pelas quais eu argumentaria que deveríamos continuar operando o Spitzer”, disse Sean Carey, astrônomo sênior do Spitzer Science Center em Caltech. “Mas eu respeito o processo.” Se eles não estivessem ocupados planejando o próximo telescópio Webb, os astrônomos de infravermelho poderiam ficar mais desanimados. Com um 21 – espelho para os pés, Webb diminui o poder de coleta de luz do Spitzer 29 – espelho de polegada, ajudando a responder a muitas perguntas que o antigo observatório deixou em aberto. Spitzer foi capaz de identificar a dinâmica de algumas das galáxias mais distantes do universo, mas Webb, uma vez que decolou, parecerá ainda mais e ajudará a identificar como as primeiras estrelas e galáxias surgiram. E embora Spitzer possa identificar algumas moléculas em atmosferas exoplanetárias, seu sucessor irá sondar muitos mais planetas e procurá-los pelos blocos de construção químicos dos organismos vivos. No entanto, o Spitzer foi transformador e deixa para trás um extenso arquivo de dados que será extraído para futuras descobertas. O telescópio passará o resto de seus dias vagando silenciosamente pelo espaço. Aqui na Terra, seu impacto continuará. “Spitzer mudou fundamentalmente a maneira como nós, como sociedade, olhamos o universo”, disse Carey of Caltech, acrescentando que, no próximo ano, seu filho entrará na sexta série, onde o currículo de ciências incluirá uma seção no sistema Trappist-sete dos sete planetas. ? O Indian Express está agora no Telegram. Clique em aqui para participar do nosso canal (@indianexpress) e fique atualizado com as últimas notícias Para obter as últimas notícias sobre tecnologia , faça o download Indian Express App.