A explosão mais maciça desde o Big Bang foi vista no espaço profundo

Até onde os astrônomos sabem, o Big Bang é o motivo de estarmos todos aqui. A explosão maciça enviou toda a matéria que vemos no universo voando, expandindo-se rapidamente e coalescendo nas estrelas, planetas e outros objetos que preenchem o cosmos. Agora, os astrônomos detectaram o que eles acreditam ser a maior explosão já observada pelos seres humanos, e ocorreu em um aglomerado de galáxias a cerca de 400 milhões de anos-luz de distância.

Acredita-se que a explosão recorde tenha se originado em um buraco negro no coração do aglomerado de galáxias de Ophiuchus. Foi descoberto usando dados do Observatório de Raios-X Chandra da NASA, bem como o XMM-Newton da ESA e outros instrumentos na Austrália e na Índia.

Quando você pensa em um buraco negro, provavelmente pensa em um ponto no espaço que devora tudo em seu caminho. Isso não está muito longe da verdade, mas os buracos negros também podem ter personalidades explosivas. Sabe-se que os buracos negros também lançam material para o espaço, formando fortes jatos de matéria e energia, movendo-se a velocidades incríveis. As observações iniciais dessa explosão colossal foram feitas anos atrás, mas só agora foram confirmadas.

As observações Chandra relatadas em 2016 revelaram pela primeira vez dicas da explosão gigante no aglomerado de galáxias Ophiuchus. Norbert Werner e colegas relataram a descoberta de uma borda curva incomum na imagem Chandra do cluster. Eles consideraram se isso representava parte da parede de uma cavidade no gás quente criado por jatos do buraco negro supermassivo. No entanto, eles descartaram essa possibilidade, em parte porque seria necessária uma quantidade enorme de energia para o buraco negro criar uma cavidade tão grande.

Pesquisas posteriores mostraram que realmente houve uma explosão, e o grande boom agora é considerado o maior já documentado pela ciência. De acordo com a NASA, a quantidade de energia envolvida nessa explosão recente é cerca de cinco vezes maior que a maior explosão espacial anterior já registrada.

A uma distância de 390 milhões de anos-luz da Terra, a explosão realmente ocorreu, bem, cerca de 390 milhões de anos atrás. É impossível para nós saber como é o aglomerado de galáxias hoje, mas os astrônomos estão usando sua capacidade de olhar para trás no tempo para ver a explosão recorde hoje, e isso é incrível.

Fonte da imagem: NASA / ESA

Mike Wehner reportou sobre tecnologia e videogames na última década, cobrindo as últimas notícias e tendências em VR, wearables, smartphones e tecnologia do futuro. Mais recentemente, Mike atuou como editor técnico do The Daily Dot, e foi destaque no USA Today, Time.com e em inúmeras outras mídias e impressoras. Seu amor por os relatórios são perdidos apenas para o vício em jogos.

Mais informações sobre o assunto