Recomeçando

Suzane Richthofen inicia curso de Direito em universidade paulista

Ex-presidiária busca recomeçar sua vida após 20 anos do crime que a tornou conhecida.

Suzane von Richthofen na aula do curso de Direito. Foto: Reprodução
Suzane von Richthofen na aula do curso de Direito. Foto: Reprodução

Suzane Louise Magnani Muniz, que abandonou o sobrenome Richthofen após declarar união estável com o médico Felipe Zecchini Muniz, iniciou na quarta-feira (28) o curso de Direito no campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco.

Em 2002, quando cursava Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ela foi condenada pelo assassinato de seus pais.

O que você precisa saber:

  • Suzane foi aprovada no curso com louvor utilizando a nota do Enem.
  • Ela optou por não comparecer nos primeiros dias de aula para evitar um ritual comum entre os calouros.
  • Suzane está matriculada no período matutino e se sentou na última fileira de cadeiras em sua primeira aula.

Recomeço:

Atualmente com 40 anos, Suzane busca recomeçar sua vida após cumprir 20 anos de prisão pelo crime que a tornou conhecida nacionalmente. A decisão de cursar Direito novamente, segundo a coluna True Crime do jornal O Globo, foi tomada após a leitura de livros sobre o tema durante o período em que esteve presa.

Primeira aula:

Suzane chegou cedo ao campus e subiu discretamente para o segundo andar. Ela estava vestindo uma camiseta preta, uma calça cinza e tênis brancos. Cumprimentou os colegas e se sentou na última fileira de cadeiras, próxima à porta.

Futuro incerto:

Ainda é cedo para saber como será a trajetória de Suzane na faculdade. É possível que ela enfrente dificuldades de adaptação e reações negativas por parte de colegas e professores. No entanto, ela também tem a chance de aproveitar a oportunidade para recomeçar sua vida e construir um futuro melhor.