Altas Temepraturas

Previsões apontam recorde de temperatura nos próximos dias de verão no Brasil

Os brasileiros podem esperar temperaturas acima do normal e se preparar de forma adequada

megaloterias
Previsões apontam recorde de temperatura nos próximos dias de verão no Brasil
Foto: Pexels

Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 2024 – Apesar dos efeitos do Super El Niño no Brasil, já levando a altas temperaturas e colheitas abaixo do esperado, os especialistas em tempo e soluções climáticas baseadas em IA da Meteum preveem que os próximos dias de verão ainda devem trazer recorde de calor para o Brasil. Alguns desses dias vão ter temperaturas em média 1,2 °C mais altas que no ano passado. Ou seja, a temperatura média deste verão deverá ficar em torno de 26,2°C (o recorde anterior foi estabelecido no verão de 2016, quando a temperatura média foi de 26,1°C). Por isso, os brasileiros devem permanecer alertas para condições climáticas inesperadas, como furacões ou fortes chuvas.

“Para simplificar, calor é energia”, explica Alexander Ganshin, CEO da Meteum. “Como a atmosfera estará, em média, 1,2 °C mais quente do que no ano passado e quase 1 °C mais quente do que o normal climático, haverá mais energia para alimentar eventos climáticos extremos. Portanto, tanto as empresas quanto as pessoas devem estar preparadas para ocorrências locais inesperadas, como tornados e enchentes, já vistos anteriormente.”

“De certa forma, veremos uma continuação do que o El Niño já mostrou, com as maiores anomalias de temperatura previstas para afetar Manaus (+1,2 °C), Campo Grande (+1 °C) e Goiânia (+0,9 °C). Em termos de precipitação, o noroeste do país terá condições mais secas do que o normal, enquanto as condições serão mais úmidas no leste”, acrescenta Alexander. No entanto, os especialistas em clima esperam que, com previsões cada vez mais precisas, as empresas e os indivíduos possam pelo menos se preparar e adaptar suas rotinas.

“As organizações públicas e privadas já podem se preparar para o aumento da demanda por água, incluindo reservatórios e suprimentos municipais, juntamente com itens relacionados ao clima, como sistemas de ar condicionado e a pressão coletiva que eles podem exercer sobre as redes de energia”, conclui Alexander. “As empresas devem se preparar para os efeitos indiretos sobre os custos de eletricidade, enquanto os alimentos perecíveis, que precisam de refrigeração, podem subir de preço. No entanto, é uma ótima oportunidade para os varejistas estocarem itens de verão quentes e procurados, como sucos, sorvetes, roupas de praia e protetor solar.”

Ele acrescenta: “Com ampla preparação e mitigação inteligente e reativa, espera-se que os piores efeitos deste verão mais quente possam ser evitados.”

Ao analisar e visualizar mais de 160 milhões de previsões por minuto para cada ponto do mapa-múndi, as informações meteorológicas e climáticas baseadas em IA podem ajudar os brasileiros a se planejarem para o inesperado, pois essas ferramentas são capazes de fornecer previsões hiperlocais para as próximas horas, bem como padrões climáticos mais globais.

megaloterias
megaloterias