Combate

PF deflagra 26ª fase da Operação Lesa Pátria

Ação visa investigar financiadores dos atos terroristas promovidos por bolsonaristas em Brasília.

Manifestantes terroristas em Brasília – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Manifestantes terroristas em Brasília – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira (16) a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, concentrando-se nos financiadores dos atos terroristas ocorridos em Brasília durante a tentativa de golpe em janeiro de 2023. Mandados estão sendo cumpridos em oito estados brasileiros.


O que você precisa saber

  • Deflagração da Operação: PF inicia a 26ª fase da Operação Lesa Pátria com foco em financiadores dos atos terroristas em Brasília.
  • Mandados de busca e apreensão: Agentes executam 18 mandados em oito estados do país.
  • Autorização judicial: Ações foram autorizadas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.
  • Possíveis crimes: Investigações abordam crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, entre outros.
  • Prejuízos ao patrimônio público: Estima-se que os danos causados possam chegar a R$ 40 milhões.

Detalhes da operação

A Polícia Federal está executando mandados de busca e apreensão em oito estados brasileiros, visando os financiadores dos atos terroristas ocorridos em Brasília durante a tentativa de golpe em janeiro de 2023. Os mandados estão sendo cumpridos em Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

Autorização judicial

As ações da PF foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou não só os mandados, mas também a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.

Crimes investigados

A investigação da PF aborda possíveis crimes, como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, entre outros relacionados aos atos terroristas em Brasília.

Prejuízos ao patrimônio público

Segundo a PF, os danos causados ao patrimônio público durante os atos em Brasília podem chegar a R$ 40 milhões, conforme estimativas realizadas durante a investigação.

Continuidade das investigações

A Operação Lesa Pátria, em sua 26ª fase, continua em andamento, com foco nas investigações sobre os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília e seus possíveis financiadores.