Enchentes

Ministro diz que não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS

Escritório Permanente Monitorará Resgate em Áreas Afetadas

Paulo Pimenta concedeu entrevista à TV Brasil
Paulo Pimenta concedeu entrevista à TV Brasil - Foto: Ag Brasil

Em resposta às severas enchentes no Rio Grande do Sul, o governo federal anunciou a criação de um escritório permanente em Porto Alegre para coordenar as operações de socorro e assistência às vítimas.

Os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, e Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, visitarão a capital gaúcha neste sábado para supervisionar a montagem e iniciar as operações do escritório, que permanecerá ativo até que todos os afetados sejam resgatados.

O que você precisa saber:

  • Localização do Escritório: Porto Alegre, RS.
  • Duração da Operação: Até o resgate de todas as vítimas.
  • Recursos Enviados: Embarcações, caminhões, retroescavadeiras.
  • Apoio Adicional: 100 agentes da Força Nacional.
  • Desaparecidos: 68 pessoas.
  • Resgatados: Mais de 8 mil pessoas.

Detalhes das Operações de Resgate

Segundo Paulo Pimenta, em entrevista à TV Brasil, o escritório coordenará uma operação extensa, incluindo o resgate de centenas de famílias ainda ilhadas devido ao transbordamento de rios e condições adversas de tempo. O governo já mobilizou recursos significativos, incluindo embarcações para resgate e maquinário pesado para desobstrução de vias, e está trabalhando para restabelecer comunicação e internet nas áreas afetadas.

Compromisso Governamental com a Reconstrução

Em uma demonstração de compromisso com a recuperação e reconstrução das áreas devastadas, o ministro enfatizou que “não vai ter limite orçamentário para que a gente possa dar o apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade de saúde, devolver a dignidade e as condições de trabalho e de segurança para nosso povo”.