Governo revela melhora de 20 indicadores de segurança no Rio

Latrocínio, roubo e outros indicadores importantes recuaram em março no estado do Rio de Janeiro. Confira os dados levantados pelo portal Governo do Brasil

Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro revelam que, no primeiro mês de intervenção federal no estado, 20 indicadores de segurança evoluíram favoravelmente. O levantamento foi feito pelo portal Governo do Brasil e faz uma comparação entre março deste ano e igual mês de 2017.

Uma informação importante que mostra essa evolução no curto prazo é o indicador estratégico de letalidade violenta, que soma os números de homicídio doloso, homicídio decorrente de intervenção policial, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Na comparação entre março de 2017 e março de 2018, ele registrou uma queda de 2,90%.

Os dados coletados representam apenas o primeiro mês fechado com a intervenção em andamento, e o governo entende que esses números precisam melhorar ainda mais.

O ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, avalia que outros indicadores também precisam ser revertidos e afirma que o governo tem trabalhado para isso. “Atribuo [essa melhora dos indicadores] ao fato de que a intervenção está no rumo certo”, afirma em podcast gravado para o portal Governo do Brasil.

“Eu sei que há uma ansiedade para que os resultados sejam os mais amplos possíveis e que todos os indicadores, não apenas esses 20, sejam reversíveis”, pondera.

Mais segurança no Rio

Entre os indicadores que mostraram melhora, foi possível observar uma queda de 11,38% no número de homicídios decorrentes de oposição à intervenção policial. Os dados ainda revelam que houve aumento de 2,23% no total de apreensão de drogas. O latrocínio, que é o roubo seguido de morte, caiu 35,71% em março.

O ministro argumenta ainda que intervenções como a que está em andamento no Brasil levam tempo para surtir os efeitos totais esperados pela sociedade. Ele cita os casos de Bogotá e Medelín, na Colômbia, onde as ações de segurança levaram oito e nove anos para reduzir a insegurança.

Ação contra o crime

Jungmann explica que é natural, no primeiro momento, que o crime tente dar uma resposta às forças de segurança, mas que isso será gradualmente resolvido. “Eu tenho certeza absoluta de que a intervenção está no rumo certo e de que ela vai apresentar resultados positivos”, afirma o ministro.

A despeito do grande número de indicadores que evoluíram favoravelmente, outros que também são considerados importantes pela intervenção ainda não foram revertidos neste primeiro mês. O Governo do Brasil vai continuar a trabalhar para melhorar esses indicadores até que as demandas da sociedade sejam atendidas.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro e do Ministério Extraordinário da Segurança Pública.