Olho no Clima

Confira a previsão do tempo para o fim da Semana Santa e da Páscoa

Para que você possa se preparar para as atividades no feriado e neste fim de semana, a Meteum preparou a previsão do tempo para os dias entre 28 e 31 de março. 

Previsão do Tempo - Foto: Divulgação/Meteum
Previsão do Tempo - Foto: Divulgação/Meteum

A Páscoa está chegando e já estamos em época de procissões, apresentações religiosas nas ruas e encontros com familiares e amigos. Para que você possa se preparar para as atividades no feriado e neste fim de semana, a Meteum preparou a previsão do tempo para os dias entre 28 e 31 de março. 

No geral, as principais cidades do Brasil estão com sorte: exceto Recife, todas receberão o Domingo de Páscoa sem precipitações, com ventos fracos e nebulosidade variável. Na região Sudeste, a chuva só é provável na quinta-feira, quando o tempo estará parcialmente nublado. No Norte e Nordeste do país, algumas cidades podem receber trovoadas na sexta e no sábado, mas devem acontecer com menos frequência até o dia de Páscoa. O clima mais agradável para os dias de feriado – totalmente sem precipitações – está previsto nas maiores cidades do Centro-Oeste e Sul do Brasil. 

Junto com o verão astronômico, as temperaturas extremamente altas do ar também desapareceram. Em média, os meteorologistas do Meteum prevêem temperaturas de 26-30°C durante o dia e cerca de 20-24°C à noite no final da Semana Santa. Além disso, em alguns estados, nos dias 28 e 29 de março, são esperados níveis elevados a extremamente elevados de radiação UV.

Na maior cidade do hemisfério sul, São Paulo, o final da Semana Santa vai contar com condições amenas. Após uma possível trovoada na quinta-feira, os demais dias deverão ter nebulosidade variável e ventos fracos. As temperaturas diurnas vão variar entre 24 e 28°C, com temperaturas noturnas em torno de 19-21°C. No dia 29 de março é esperado um elevado nível de radiação UV. 

Segunda cidade mais populosa do Brasil, o Rio de Janeiro, que recentemente passou por uma forte onda de calor, saudará a Páscoa em um ambiente muito mais agradável. As temperaturas diurnas de 28 a 31 de março não excederão 26-29°C, com temperaturas noturnas esperadas em torno de 23-25°C. Uma leve brisa refrescante vinda do oceano soprará quase constantemente. De acordo com a previsão, a chuva está prevista apenas para quinta-feira, com nebulosidade variável nos demais dias. No dia 29 de março, moradores e visitantes da cidade devem ficar atentos ao altíssimo índice UV. 

Já a capital administrativa do país, Brasília, encerra a Semana Santa com previsão climática favorável. Está prevista pouca chuva apenas para quinta-feira, prevendo-se nebulosidade variável para os restantes dias. Quase sempre, as temperaturas diurnas variam entre 27 e 29°C, com temperaturas noturnas em torno de 21-22°C. No dia 29 de março é esperado um nível extremamente elevado de radiação UV. 

Estados do Norte e Nordeste 

Na primeira capital do Brasil e atual centro administrativo do estado da Bahia, Salvador, a chuva do dia 28 de março será seguida de nebulosidade variável sem precipitação de 29 a 31 de março. Durante todos os dias, o clima será quente, com oscilações mínimas de temperatura: de 28°C à noite a 31°C durante o dia. Quinta-feira Santa e Sábado de Aleluia terão alto índice UV. 

Na capital pernambucana, Recife, a Páscoa provavelmente será recebida com precipitação para os moradores e visitantes da cidade. A previsão é de chuva nos dias 28, 29 e 31 de março, por vezes com trovoadas. O único dia sem precipitação será o Sábado Santo, com índice UV de 6 (nível alto). As temperaturas do ar permanecerão em torno de 27-28°C à noite e 29-31°C durante o dia. 

Já em Fortaleza, localizada à beira-mar (estado do Ceará), são esperados dias de Páscoa com nebulosidade variável e céu limpo no dia 28 de março. É possível que chova levemente na manhã do dia 30 de março mas, no geral, o final da Semana Santa será livre de precipitação. As temperaturas do ar serão distribuídas uniformemente durante o feriado: 30-31°C durante o dia e 27-28°C à noite. Os meteorologistas alertam para um nível extremamente elevado de radiação UV na quinta-feira e um nível elevado na sexta-feira. 

Em São Luís (Maranhão), as temperaturas de 28 a 31 de março oscilam entre 26-27°C à noite e 30-31°C durante o dia. Haverá chuvas fracas no dia 29 de março, com possibilidade de trovoadas no dia 30 de março. Espera-se que quinta-feira e domingo de Páscoa tenham nebulosidade variável e céu limpo ocasional. Os especialistas também alertam para um índice UV extremamente alto na quinta-feira. 

Em Belém, capital do Pará, ocorrem trovoadas na quinta e sexta-feira. No entanto, isso vai melhorar no sábado e no domingo de Páscoa: os meteorologistas prevêem nebulosidade variável sem precipitação e leve brisa oceânica. As temperaturas do ar durante as férias variam entre 30-31°C durante o dia e 25-26°C à noite. 

Na capital do estado do Amazonas, cidade de Manaus, as temperaturas do ar permanecem consistentes de 28 a 31 de março: de 26-27°C à noite a 30-31°C durante o dia. No geral, o tempo estará nublado. Os especialistas preveem chuva com trovoadas na noite de 29 para 30 de março, prevendo chuva no início do Domingo de Páscoa. É provável um nível extremamente elevado de radiação UV na quinta-feira, com um nível elevado na sexta-feira. 

Estados do Centro-Oeste 

Em Goiânia (GO), após trovoadas na Quinta-feira Santa, são esperados dias sem precipitação e com nebulosidade variável de 29 a 31 de março. Este padrão climático persistirá, com temperaturas diurnas variando entre 28 e 31°C e noturnas entre 22 e 24°C. Na Sexta-feira Santa, o índice UV será alto. 

A capital do Mato Grosso do Sul – Campo Grande – antecipa um clima confortável para a Páscoa. Espera-se uma ligeira trovoada apenas durante o dia 28 de março. No entanto, de sexta a domingo, os meteorologistas prevêem nebulosidade variável sem precipitação, com ventos fracos de leste e nordeste. As temperaturas diurnas vão variar entre 26 e 30°C, e as noturnas ficarão em torno de 22-24°C. Além disso, a Sexta-feira Santa terá um alto índice de UV.

Estados do Sudeste e Sul 

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, está prevista chuva na Quinta-feira Santa e no Sábado Santo, com possibilidade de trovoadas. No entanto, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa terão tempo bom. Os meteorologistas prevêem nebulosidade variável, temperaturas de 26-28°C durante o dia e 20-22°C à noite. No dia 29 de março, atenção deve ser dada ao alto índice UV. 

A cidade de Campinas, com um milhão de habitantes, no estado de São Paulo, sofrerá tempestades com chuva na quinta-feira. No entanto, todos os demais dias de feriado deverão ter nebulosidade variável sem precipitação, com temperaturas diurnas variando entre 26-30°C e noturnas entre 20-22°C. Além disso, em 29 de março, está previsto um índice UV extremamente elevado. 

O clima favorece quem comemora a Páscoa em Curitiba, capital do Paraná. De 28 a 31 de março não haverá precipitação, apenas nebulosidade variável. As temperaturas diurnas ficarão em torno de 24-28°C, enquanto as temperaturas noturnas ficarão em torno de 18-20°C. No dia 28 de março, Quinta-feira Santa, está previsto um nível extremamente elevado de radiação ultravioleta (11 unidades UV), e no dia 29 de março será elevado (6 unidades UV).

Excelentes condições climáticas para procissões e festividades também estarão presentes em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O final da Semana Santa será sem precipitações, com nebulosidade variável. As temperaturas diurnas serão de 28-30°C e as noturnas serão de 22-24°C. Nos dias 28 e 29 de março, espera-se um índice UV muito elevado.