Fique Atento

Ciclone extratropical no Sul do país deve trazer chuva e ventos fortes no Natal

Fenômeno deve ser formado entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul, começando neste domingo (24) e ganhando força na madrugada de segunda (25)

Ciclones têm causado devastação no Sul do país em 2023. Foto: Defesa Civil/SC
Foto: Reprodução

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para um novo ciclone extratropical no Sul do país durante o Natal.

O fenômeno deve ser formado entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul, começando neste domingo (24) e ganhando força na madrugada de segunda (25).

O que você precisa saber:

  • Um novo ciclone extratropical deve se formar entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul no Natal.
  • O fenômeno deve trazer chuva forte e ventos fortes para a região Sul, além de reflexos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
  • As rajadas de vento podem chegar a 100 km/h.

Os ciclones extratropicais são comuns na região Sul do Brasil e geram muita chuva e ventos fortes. Neste ano, o Sul tem sofrido com o fenômeno, que só em setembro matou 38 pessoas e deixou mais de 5.000 pessoas desabrigadas ou desalojadas em quase 80 municípios.

Os reflexos do ciclone devem ser sentidos em São Paulo e no Rio de Janeiro, e há previsão de tempestade e rajadas de até 70 km/h no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nesta sexta (22). Entre segunda e terça (26), as rajadas de vento podem ficar entre 80 km/h e 100 km/h.

A partir da noite de hoje, o instituto prevê áreas de instabilidade formadas por calor e alta umidade, além da presença de um cavado meteorológico (sistema de baixa pressão), formando temporais no centro-sul do país.

Ainda segundo o Inmet, a região entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e algumas áreas da região Sudeste devem sofrer com tempestades. Há possibilidade de chuva forte e rajadas de vento acima dos 70 km/h.

A Defesa Civil paulista já havia anunciado que o estado deve ter chuva de moderada a forte em todo o seu território. A previsão deve se estender por todo o Natal, afetando principalmente as faixas leste e norte, a capital e a região metropolitana.