Originários

Cacique Merong Kamakã é encontrado morto em Brumadinho

Polícia Militar confirma o óbito; comunidade indígena suspeita de assassinato devido às atividades de retomada

Cacique Merong Kamacã Mongoió – Reprodução
Cacique Merong Kamacã Mongoió – Reprodução

Nesta segunda-feira (4), a Polícia Militar de Minas Gerais oficialmente confirmou a morte do líder indígena Merong Kamakã, conhecido por sua atuação na retomada do Vale do Córrego de Areias em Brumadinho. A causa inicialmente atribuída é o suicídio, porém, membros da comunidade indígena levantam suspeitas de assassinato devido às atividades de retomada conduzidas por Kamakã.

O que você precisa saber:

  • Líder indígena Merong Kamakã é encontrado morto em Brumadinho; causa inicial apontada como suicídio.
  • Comunidade indígena suspeita de assassinato devido às atividades de retomada lideradas por Kamakã.

Suspeitas de assassinato: Frei Gilvander Moreira, membro da Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais, que conhecia de perto o líder indígena, expressou suspeitas de assassinato. Ele destacou uma conversa recente com Kamakã, onde o líder planejava ampliar suas lutas. Moreira afirmou: “Não foi suicídio, foi assassinato por perseguição”.

Legado de Merong Kamakã: Merong Kamakã, pertencente ao povo Pataxó-hã-hã-hãe e descendente da sexta geração da família Kamakã Mongoió, era reconhecido por sua liderança na retomada do Vale do Córrego de Areias em Brumadinho. Sua atuação incansável na defesa dos direitos dos povos indígenas e originários deixou um legado significativo.