Choque Cultural

Brasileira critica catarinenses que se autodenominam alemães: "Parem de passar vergonha"

O vídeo de Vanessa Nascimento gerou discussões sobre a identidade cultural e a relação dos catarinenses com suas origens alemãs

Vanessa Nascimento. Foto: Reprodução
Vanessa Nascimento. Foto: Reprodução

Vanessa Nascimento, brasileira radicada na Alemanha, viralizou nas redes sociais ao compartilhar situação em que foi abordada por mulher em Joinville (SC) que se identificou como alemã.

O que você precisa saber

  • Vanessa Nascimento viralizou ao criticar catarinenses que se autodenominam alemães.
  • Em um vídeo no TikTok, Vanessa compartilhou uma situação em que uma mulher em Joinville (SC) se identificou como alemã.
  • Ela ressaltou que muitos catarinenses se orgulham de suas origens alemãs e acreditam ser alemães, o que não é reconhecido pela população alemã na Alemanha.

Em um vídeo divulgado em seu perfil no TikTok, Vanessa Nascimento contou uma situação que passou em Joinville (SC), quando foi abordada por uma mulher que se identificou como alemã. A mulher tentou conversar com o namorado de Vanessa em português, insistindo que era alemã, mencionando seu sobrenome de origem alemã, mesmo com a dificuldade de comunicação.

Crítica à autodeclaração de alemães

Vanessa destacou que muitos cidadãos de Santa Catarina não apenas se orgulham de serem descendentes de alemães, como acreditam que são alemães. Ela ressaltou que os imigrantes alemães e a população alemã na Alemanha não reconhecem essa autodeclaração e não levam a sério as tentativas de promoção da cultura alemã em Santa Catarina.

Considerações de Vanessa

“Eu gostaria de dizer que a população alemã, daqui da Alemanha, não sabe que vocês existem. Os que sabem não levam vocês a sério, não se orgulham de que vocês tentam promover um pouquinho da cultura antiga alemã no estado de Santa Catarina e não se importam com vocês. E não consideram que vocês são alemães”, afirmou Vanessa.

O vídeo de Vanessa Nascimento gerou discussões sobre a identidade cultural e a relação dos catarinenses com suas origens alemãs, levantando questões sobre autodeclaração e reconhecimento externo.