Luto

Abilio Diniz, fundador do grupo Pão de Açúcar, morre aos 87 anos

Fundador do Grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz deixa um legado marcante no setor empresarial

O empresário Abílio Diniz, morto aos 87 anos em SP. Rrp
O empresário Abílio Diniz, morto aos 87 anos em SP. Rrp

O renomado empresário Abilio Diniz, aos 87 anos, faleceu na noite deste domingo (18) em São Paulo. Reconhecido como um dos líderes empresariais mais proeminentes do Brasil, Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein há cerca de um mês, enfrentando complicações decorrentes de pneumonia, período em que permaneceu na UTI.

O que você precisa saber:

  • Abilio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar, morre aos 87 anos.
  • Empresário estava internado no Hospital Albert Einstein por complicações de pneumonia.
  • Abilio foi presidente e controlador do Pão de Açúcar por quase seis décadas.
  • Sua trajetória incluiu disputas judiciais e venda da participação na empresa.
  • Depois, tornou-se destacado sócio do Carrefour, ocupando cargos de destaque.

Legado no Setor Empresarial: Ao longo de quase seis décadas, Abilio Diniz desempenhou papel crucial como presidente e controlador do Grupo Pão de Açúcar, empresa fundada por seu pai. Sua vida empresarial foi marcada por uma intensa disputa judicial com o sócio francês, o Casino, resultando na venda de sua participação na empresa. Mesmo após esse episódio, manteve-se ativo no cenário varejista.

Contribuição para o Varejo e Além: Além de sua notável atuação no setor varejista, Abilio Diniz destacou-se como investidor e empresário, tendo sido uma figura de destaque no debate público. Após vender sua participação no Pão de Açúcar, tornou-se um influente sócio do Carrefour, ocupando posições significativas, incluindo a vice-presidência do conselho de administração no Brasil.

Influência no Cenário Político: Abilio Diniz também teve participação ativa no cenário político, sendo escolhido pelo presidente Lula para integrar o “Conselhão”, órgão ligado à presidência, reunindo personalidades relevantes da sociedade civil.