Mostra de Teatro Preto acontece a partir desta sexta, dia 26, no Rio de Janeiro

Nova edição, novas aspirações. O Presença Festival chega à segunda edição oficial, na cidade do Rio, celebrando a potência da comunidade LGBTQIAPN+ nas artes, na cultura e no empreendedorismo, com artistas renomados e novos talentos em ascensão. Uma grande celebração em prol da diversidade, equidade, inclusão e, acima de tudo, representatividade. 

Conhecido pela pluralidade presente em diversas áreas, o evento abre a programação com a Mostra de Teatro Preto, que reúne apresentações das peças A Jornada De Um Herói, no dia 26/5, às 19h, e Meus Cabelos de Baobá, nos dias 27/5, às 19h e 28/5, às 17h. Os espetáculos serão apresentados no Teatro Nelson Rodrigues, na Caixa Cultural, no Centro do Rio. Os ingressos devem ser retirados em www. presencafestival.com.br

Vencedor do Prêmio Shell 2022 de Melhor Iluminação, A Jornada de um Herói aborda desde a desigualdade social, racismo estrutural e desemprego, provocando reflexões sobre a sociedade contemporânea e promovendo conscientização. Já a peça Meus Cabelos de Baobá é protagonizada por Fernanda Dias, primeira mulher negra a vencer o prêmio de Melhor Atriz pelo esquete homônimo do 8º FESTU, maior festival de teatro universitário do Brasil, em 2018. O espetáculo é dirigido por Vilma Melo, primeira mulher negra a vencer o Prêmio Shell de Teatro de Melhor Atriz, em 2017, com Chica da Silva – O Musical. 

“O evento é uma celebração à diversidade na cultura. Nesta segunda edição, traremos um olhar especial para os artistas talentosos que representam esse movimento político e social mas não recebem oportunidades porque ainda há pouco espaço para a diversidade no mercado cultural e artístico. O mundo está mudando, o cenário melhorando, mas precisamos sempre nos afirmar para manter nosso espaço e evitar que o conservadorismo volte a ocupar. Meu objetivo é dar visibilidade e reconhecimento a mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas pretas, PcDs (Pessoas com Deficiências) ou de povos originários. No festival, o debate é interseccional, temos o objetivo de juntar forças para combater o preconceito através da arte”, destaca José Menna Barreto, idealizador, diretor artístico e curador do evento. 

Serviço: – 

Mostra de Teatro  Preto – Presença Festival 2023

Entrada gratuita. Informações para ingressos: presencafestival.com.br

Local: Teatro da Caixa Nelson Rodrigues – Centro (RJ)

Dias 26/5, às 19h – A Jornada De Um Herói (Vencedor do Prêmio Shell 2022 de Melhor Iluminação)

Dia 27/5 às 19h e 28/5 às 17h – Meus Cabelos de Baobá (Indicado ao Prêmio Shell em 2020 na categoria Melhor Música. Protagonizado por Fernanda Dias, primeira mulher negra a vencer o prêmio de Melhor Atriz pelo esquete homônimo do 8º FESTU, maior festival de teatro universitário do Brasil, em 2018. Direção de Vilma Melo, primeira mulher negra a vencer o Prêmio Shell de Teatro de Melhor Atriz, em 2017, com Chica da Silva – O Musical)