McDonald’s comemora 40 anos no Largo do Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro

Unidade foi a segunda da rede a ser inaugurada na Zona Sul e 90% dos funcionários são jovens em início de carreira

Em 20 de janeiro de 1983 os cariocas puderam acompanhar a inauguração de mais uma unidade do McDonald’s, dessa vez no charmoso bairro do Largo do Machado, na Zona Sul carioca. O fato ocorreu quatro anos após a abertura do primeiro restaurante da rede no país, em Copacabana, em 13 de fevereiro de 1979.
 

A história do McDonald’s na cidade do Rio de Janeiro é marcada por um relacionamento muito próximo com os cariocas e pela oportunidade do primeiro emprego na região, uma vez que a companhia abre as portas para que os jovens aprendam uma profissão e conquistem espaço no disputado mercado de trabalho. Hoje, só na unidade do Largo do Machado, trabalham 66 funcionários, sendo 90% em início de carreira.
 

Parte dessa história é contada por Edson Figueiredo, o funcionário mais “experiente” da unidade. Ele começou a trabalhar na rede em 1982 e hoje faz parte da equipe gerencial deste restaurante. “O McDonald’s foi meu primeiro emprego. Trabalhava na unidade da rua São José e, em 1988, fui transferido para o restaurante do Largo do Machado para atuar como Gerente de Plantão. Passei por diversas unidades na companhia atuando como Consultor de Operações e atualmente sigo na mesma função com o franqueado responsável pelo Méqui do Largo do Machado, entre outras unidades. Como a maioria dos jovens, entrei para pegar experiência no mercado e fui me identificando com a empresa. As oportunidades foram aparecendo e já estou há 40 anos aqui”, relembra Edson.
 

Assim como Edson, muitos outros funcionários conseguem o seu primeiro emprego no McDonald’s, que não exige experiência anterior, pois todos os colaboradores recebem capacitação e treinamentos e passam por um estruturado programa de desenvolvimento. Além disso, para quem deseja estudar e crescer profissionalmente, independente de ser funcionário da rede ou não, a companhia lançou, em 2021, a MCampus Comunidade, uma plataforma educacional que oferece cursos livres de capacitação para jovens, totalmente online e gratuita. O Brasil é o país mais engajado na iniciativa, com mais de 19.600 usuários inscritos, e Inteligência Emocional é o curso mais popular entre os brasileiros.

Confira algumas das curiosidades da unidade:

– Toda segunda-feira, na parte da tarde, um grupo de senhoras moradoras do bairro se reúne para bater papo e tomar café. Como o encontro ocorre há anos, a equipe do restaurante já conhece todas pelos seus nomes.

– Na última revitalização da unidade foi inaugurado o espaço do McCafé, com balcão separado e espaço acolhedor para a hora do café.

– Os cafés são preparados com grãos 100% do tipo arábica e certificados pela Rainforest Alliance.

– Os sanduíches mais pedidos no restaurante são o Big Mac e Cheddar McMelt.

– Ao longo desses anos, a unidade vem acompanhando os compromissos da Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, ao atuar em medidas ambientalmente conscientes, como o programa de redução de plásticos de um só uso, que já soma ações como a substituição de embalagens plásticas por outras fabricadas em papel cartonado certificado, redução do uso de tampas plásticas para bebidas e sobremesas, fim da entrega proativa de canudos, entre outras iniciativas.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui aproximadamente 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 30/09/2022). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site.

Serviço

Endereço: R. do Catete, 276

De segunda a sábado, das 10h às 24h.

Domingo, das 11h às 24h