Ranking turismo do sono: 4 cidades do Rio de Janeiro estão entre os melhores lugares do Brasil

12 de março de 2025
Leia em 2 mins
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - Freepik

Viajar para fazer compras e andar o dia inteiro de um ponto turístico para outro não parece mais ser a prioridade dos viajantes brasileiros, que têm demonstrado cada vez mais interesse em desacelerar suas próximas aventuras e transformá-las em um momento de descanso, apenas desfrutando de camas confortáveis, contemplando a calmaria e ficando em dia com o sono, muitas vezes prejudicado pela agitação da rotina.

De fato, uma pesquisa recente realizada pelo KAYAK e apresentada em seu novo Guia de Turismo do Sono, revela que 67% dos brasileiros colocam o descanso no centro de seus planos de férias. O estudo também aponta que:

  • 14% esperam encontrar zonas de desintoxicação digital nos hotéis nos próximos 5 anos;
  • 20% gostariam de colocar o sono em dia em suas próximas viagens.

A boa notícia para esses viajantes que desejam férias focadas em dormir, é que não é necessário sair do país para viver essa experiência revigorante, pois o Brasil oferece diversas opções de destinos que atendem aos requisitos para ter um sono de qualidade.

Os destinos foram selecionados pelo KAYAK, em parceria com o Dr. Jason Ellis, professor de Ciência do Sono na Universidade de Northumbria, no Reino Unido, considerando uma série de fatores, como: poluição sonora, qualidade do ar, proximidade de um ambiente tranquilo cercado por natureza, número de hotéis com spa/bem-estar bem avaliados e preço médio de diárias em hospedagens.

  • Preço médio por noite – Preço médio por noite em um quarto duplo standard.
  • Qualidade do ar – Índice médio de qualidade do ar (AQI) em uma escala de 1 a 500 (melhor a pior).

Com cenários deslumbrantes que mesclam praias paradisíacas e dunas que recebem o pôr-do-sol, Natal lidera o ranking como opção de destino para uma escapada pacífica. Já Bertioga, no litoral norte de São Paulo, é o segundo colocado e uma opção rápida de refúgio para quem mora na região Sudeste do país, graças ao seu ambiente sereno cercado por belas praias e vegetação exuberante, fatores que elevam a qualidade do ar. Completando o top 3, Foz do Iguaçu proporciona uma atmosfera calmante para aqueles que são privilegiados com o som das quedas d’água das Cataratas.

O combo perfeito para dormir como um rei: Os melhores destinos + dicas de um cientista do sono

Agora que o viajante já tem opções do Nordeste ao Sul do país para dormir bem, algumas dicas extras preparadas pelo Dr. Ellis sobre como melhorar a qualidade do sono durante a viagem, podem tornar a experiência ainda mais completa. Anote:

  • A alimentação também faz parte da viagem: Dr. Ellis indica a ingestão de alimentos com efeitos que promovem o sono, ajudando no relaxamento, como o kiwi. A fruta contém polifenóis, um composto que promove efeitos sedativos leves. “Para dormir bem durante a viagem, comece a comer dois kiwis após o jantar, três dias antes de viajar”.
     
  • O sol da manhã é um grande aliado: De acordo com o Dr. Ellis, a exposição ao sol logo após acordar, por meio de uma caminhada matinal, ou tomar café da manhã ao ar livre, ajuda a ajustar naturalmente o relógio biológico.

Confira todas as dicas do professor de Ciência do Sono da Universidade de Northumbria no novo Guia de Turismo do Sono do KAYAK.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também