quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroVereadores do Rio vão entregar carta aberta da população em situação de rua a Prefeitura

Vereadores do Rio vão entregar carta aberta da população em situação de rua a Prefeitura

Em resposta à determinação municipal para elaborar um plano de internação compulsória de usuários de drogas nas ruas do Rio de Janeiro, a Comissão Especial da População de Rua da Câmara Municipal entregará uma carta aberta na quarta-feira (29), alertando o Executivo sobre leis não cumpridas e exigindo dignidade para os mais de 7 mil sem-teto na cidade.

“A carta é um alerta ao Executivo para que sejam cumpridas a Lei 6350/2018, que cria o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, e a Lei 6355/2018, que reserva 5% das vagas de obras e serviços da prefeitura para essa população. Ambas foram aprovadas mas não estão sendo implementadas”, alerta a vereadora Luciana Novaes (PT), presidente da comissão.

O que você precisa saber:

  • Comissão Especial da População de Rua entrega carta ao Poder Executivo cobrando aplicação de leis.
  • Destaque para Leis 6350/2018 e 6355/2018 e ADPF 976/2022 visando proteger os vulneráveis.

Alerta às Leis Ignoradas: A carta destaca o descumprimento das Leis 6350/2018 e 6355/2018, que estabelecem o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento e reservam 5% das vagas de obras para a população em situação de rua, respectivamente.

ADPF 976/2022 em Pauta: A vereadora Luciana Novaes destaca a importância de cumprir a ADPF 976/2022, que estipula prazo para o Governo Federal elaborar um plano de ação para políticas públicas em moradia, emprego, renda, educação e cultura.

Orçamento Insuficiente: A vereadora Teresa Bergher alerta para a redução de R$ 11,4 milhões no orçamento da Secretaria Municipal de Assistência Social em 2023, cobrando investimentos para melhorar as condições dos abrigos.

Apoiadores da Iniciativa: Além da comissão, representantes da Defensoria Pública, Ministério Público e diversos movimentos sociais apoiam a entrega da carta aberta.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias