- Publicidade -
InícioRio de JaneiroTRE-RJ mantém absolvição de Cláudio Castro e outros réus no caso CeperJ
- Publicidade -

TRE-RJ mantém absolvição de Cláudio Castro e outros réus no caso CeperJ

Rio de Janeiro – O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) manteve a absolvição do governador Cláudio Castro (PL), do vice Thiago Pampolha (MDB), do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), e de outros dez réus no caso conhecido como escândalo do CeperJ.

A decisão foi tomada após a Corte rejeitar recursos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pelas federações Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), PSDB/CIDADANIA, PSOL/REDE, e pelo PSB.

Resumo da Notícia

  • TRE-RJ mantém absolvição de Cláudio Castro e outros réus.
  • Recursos do MPE e de partidos foram rejeitados.
  • Decisão não foi unânime, com um voto divergente.
  • Sessão realizada virtualmente, sem debate presencial.
  • Pedido para sessão presencial foi negado.

Decisão Judicial

A decisão do TRE-RJ não foi unânime. Cinco desembargadores seguiram o voto do relator Marcello Ferreira de Souza Granado contra os recursos apresentados. Apenas o desembargador Peterson Barroso Simão votou a favor dos recursos. A sessão ocorreu de forma virtual, com os desembargadores apenas registrando seus votos no sistema do tribunal, sem a realização de debates.


LEIA TAMBÉM

Recursos Rejeitados

O Ministério Público Eleitoral (MPE) e os advogados dos partidos envolvidos tentaram levar a sessão para o formato presencial, com o intuito de realizar sustentação oral dos recursos. A alegação era de que a composição da Corte havia sido alterada desde a sessão de 23 de maio, que havia absolvido os acusados. No entanto, o relator Marcello Granado rejeitou os pedidos.

Réus Envolvidos

Além do governador Cláudio Castro, do vice Thiago Pampolha e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, também são réus no caso o deputado estadual Léo Vieira, os deputados federais Aureo Ribeiro e Max Lemos, o secretário estadual de Meio Ambiente Bernardo Rossi, e os políticos sem mandato Gutemberg de Paula Fonseca e Marcos Venissius da Silva Barbosa.

Contexto do Caso CeperJ

O caso CeperJ refere-se a supostas irregularidades envolvendo o Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro (CeperJ). As acusações incluíam a utilização indevida de recursos públicos para fins eleitorais. A absolvição dos réus ocorreu em uma sessão anterior, realizada em maio, e a manutenção dessa decisão pela Corte reafirma a posição do tribunal sobre o caso.

Relacionadas

Seja notificado sempre que publicarmos algo novo!

- Publicidade -
Parimatch Cassino online

Mais Lidas

- Publicidade -

Leia Também

Pastor Isker, de extrema-direita, diz que scanner de aeroporto “torna pessoas gays”

Declaração sem base científica causa críticas e repercussão online

Lula homenageia Cristina Buarque após sua morte

Presidente destaca legado da artista no samba brasileiro

Enjoy exclusive access to all of our content

Get an online subscription and you can unlock any article you come across.

- Publicidade -