Setembro Azul entra no calendário de datas comemorativas do Rio de Janeiro

8 de abril de 2022

O Setembro Azul, mês dedicado às ações para ampliar os direitos das pessoas surdas e dar visibilidade à comunidade com deficiência auditiva, poderá ser incluído no calendário estadual de datas comemorativas. Foi o que decidiu a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) ao aprovar em segunda discussão, nesta quinta-feira (07/04), o Projeto de Lei 4714/2021, da deputada Rosane Felix (PL). A proposta agora segue para o governador Cláudio Castro (PL), que tem 15 dias para sancionar ou vetar a lei.

Além de alterar a Lei 5.645/2010 para inclusão do Setembro Azul, o objetivo do projeto é que sejam realizadas ações e reflexões voltadas para a inclusão e acessibilidade da comunidade surda através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

”É obrigação do poder público planejar e executar ações para que as pessoas com deficiência auditiva sintam-se plenamente assistidas pelo estado. Acessibilidade e inclusão são direitos”, afirma a deputada estadual Rosane Felix, também autora de outras ações legislativas em benefício dos surdos. 

A deputada apresentou indicação legislativa para que todas as entrevistas do governador, vice e secretários tenham intérprete de Libras; além de propor o Programa Alerj Acessível em Libras. Dentre as ações, a obrigatoriedade da presença de intérprete de Libras nas audiências públicas e sessões presenciais ou remotas; disponibilizar instrutores de Libras 

para treinamento de servidores e terceirizados da Alerj; adaptar todos todos os ambientes e materiais do legislativo para que sejam acessíveis em Libras; criar de um programa na TV Alerj no qual pessoas surdas e profissionais de Libras sejam protagonistas, entre outras medidas.

“É um sonho ter todos os lugares com atendimento em Libras, assim como ver a língua de sinais ensinada nas escolas”, conclui a deputada Rosane Felix

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Newsletter

Previous Story

PROCON CARIOCA aplica multa de mais de 1 milhão no Metrô

Next Story

Ucrânia e a guerra econômica global: barbárie ou civilização?

Latest from Rio

Go toTop