quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaRio sanciona lei de combate à importunação sexual em estádios

Rio sanciona lei de combate à importunação sexual em estádios

Rio de Janeiro – Com o objetivo de diminuir os casos de violência nos estádios de futebol, a prefeitura do Rio de Janeiro sancionou nesta terça-feira (14) a Lei 8.330/2024. Aprovada pela Câmara Municipal, a lei cria uma campanha permanente de combate à importunação sexual, estabelecendo medidas para proteger vítimas e incentivar denúncias.

O que você precisa saber:
  • Lei sancionada: 8.330/2024.
  • Objetivo: Combater a importunação sexual em estádios de futebol.
  • Medidas: Placas com instruções para identificação de agressores e divulgação de informações em áudio e vídeo.
  • Autor: Vereador Cesar Maia (PSD).

Medidas de Proteção

A nova lei prevê a fixação de placas permanentes em estádios, contendo instruções para que as vítimas de importunação sexual possam identificar o agressor e os números de telefone para denúncias. Além disso, informações sobre como agir em casos de violência sexual serão divulgadas por meio de sistemas de áudio e telas de vídeo nas dependências dos locais esportivos.

“Inúmeras mulheres passam por essa violência em silêncio porque não sabem o que fazer ou até mesmo por vergonha de se manifestarem. É preciso falar sobre importunação sexual para que se dê ao assunto a importância e a seriedade devida a esse crime que traumatiza e estigmatiza a mulher”, afirmou o vereador Cesar Maia.

Implementação da Lei

A campanha permanente será implementada em todos os estádios da cidade, garantindo que as vítimas tenham acesso rápido e fácil às informações necessárias para denunciar os agressores. As instruções serão claras e estarão visíveis em diversos pontos dos locais esportivos.

Parimatch Cassino online
JR Vital
JR Vitalhttps://www.diariocarioca.com/
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias