Mais Um

Rio cria novo bairro: Argentino pode sair de Brás de Pina

16 de abril de 2025
leia em 1 min
Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio
Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta-feira (16) o Projeto de Lei 3734/2024, que transforma a localidade conhecida como Argentino, hoje parte de Brás de Pina, em um novo bairro da zona norte. A proposta segue agora para a sanção do prefeito Eduardo Paes, que tem até 15 dias para decidir.

O texto, apresentado pela vereadora Rosa Fernandes (PSD), visa resolver problemas administrativos e urbanísticos enfrentados por moradores da região. Se sancionado, Argentino passará a ser reconhecido oficialmente como bairro independente.

Delimitação já está definida

O novo bairro será formado a partir do loteamento residencial com entrada na Avenida Meriti, nº 3.000. A área inclui as ruas Alcides Rosa, Cabo Herculano, Emílio Miranda e Cabo Rocha.

Segundo Rosa Fernandes, a proposta responde a demandas da população local que enfrenta dificuldades relacionadas à infraestrutura e à identificação oficial do território.

Tradição cultural também pode ser reconhecida

Durante a mesma sessão legislativa, os vereadores aprovaram outra proposta que reconhece o Passinho do Baile Charme de Madureira como patrimônio cultural imaterial do Rio.

A proposta, de autoria da vereadora Thais Ferreira (PSOL), também segue para análise do prefeito Eduardo Paes, que decidirá se o movimento receberá esse reconhecimento oficial.

Projeto atende a necessidades locais

De acordo com o projeto, a elevação de Argentino a bairro independente tem como objetivo solucionar “inconvenientes e dificuldades” vividos pelos residentes.

A vereadora justificou que a falta de uma delimitação clara prejudica o acesso a serviços públicos e a representatividade política da comunidade.

Avatar de Redacao

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

About

Trees and plants within cities help mitigate air pollution by absorbing carbon dioxide and releasing oxygen. They also act as natural air filters, trapping dust and particulate matter

Authors

Newsletter

Most viewed

Leia Também

A escultura “Desconectados” - Foto: Daniel Delmiro/Divulgação

Macacos hiperconectados ocupam o Rio e cutucam vício digital

Com esculturas em pontos icônicos como
Registro foi flagrado pelo Globocop na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca I Reprodução: TV Globo

Mar da Barra é invadido por esgoto da Lagoa da Tijuca

Imagens aéreas revelam nova lambança ambiental