Fiscalização Procon

Procon Carioca encontra irregularidades em restaurantes do Shopping Tijuca

Operação descarta mais de 128 kg de alimentos impróprios para consumo

Órgão da Prefeitura do Rio também divulga pesquisa de preços na semana do Dia dos Namorados e encontra diferença de até 173%
Órgão da Prefeitura do Rio também divulga pesquisa de preços na semana do Dia dos Namorados e encontra diferença de até 173%

Rio de Janeiro – Na terça-feira (11), o Procon Carioca, vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, realizou uma fiscalização em restaurantes do Shopping Tijuca, encontrando diversas irregularidades e descartando 128,3 kg de produtos inadequados para consumo.


O que você precisa saber

  • Restaurante Heaven Cucina: Alimentos armazenados de forma indevida e fora da validade. 112,885 kg de alimentos foram descartados.
  • Restaurante Madero: Produtos armazenados inadequadamente, sem data de abertura ou validade, e presença de baratas na cozinha. 12 kg de alimentos foram inutilizados.
  • Restaurante Gula Gula: Produtos fora da validade e sem identificação. 3,492 kg de alimentos descartados.

Fiscalização no Shopping Tijuca

Durante a operação, os fiscais encontraram no Heaven Cucina alimentos armazenados incorretamente ou fora da validade. Além disso, faltavam informações claras no cardápio e o Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros. No total, 112,885 kg de alimentos foram descartados.

Problemas no Madero

No Madero, os agentes encontraram produtos armazenados sem data de abertura ou validade, além da presença de baratas na cozinha. Foram descartados 12 kg de alimentos.

Irregularidades no Gula Gula

No Gula Gula, também no Shopping Tijuca, foram encontrados produtos fora da validade e sem identificação, resultando no descarte de 3,492 kg de alimentos.

Esclarecimentos do Procon

A diretora executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, explicou a importância da fiscalização: “Com o aumento da procura por restaurantes no Dia dos Namorados, intensificamos as inspeções para garantir condições de higiene e cumprimento das normas de validade dos produtos.”

: Blitz do Procon Carioca descarta 128 kg de alimentos impróprios ao consumo
Divulgação

Levantamento de Preços

O Procon Carioca também realizou uma pesquisa de preços em 21 produtos de seis e-commerces populares. A maior diferença foi no smartphone Motorola Moto G 22 128GB, com variação de até 173,99%, custando R$ 620,10 na Magalu e R$ 1.699,00 na Amazon e na Americanas. Outros produtos, como o perfume 1 Million Paco Rabanne 100ml e o notebook Lenovo Core 13 Ideapad S145 GB 1TB, também apresentaram grandes variações de preço.

Renata Ruback destacou a importância de pesquisar antes de comprar: “Essas variações mostram a necessidade de uma pesquisa prévia para encontrar o melhor preço e as melhores condições de compra.”


LEIA TAMBÉM

Dicas para Compras

O Procon Carioca orienta que, em compras online, há o direito de arrependimento com um prazo de 7 dias para desistir da compra. Nas lojas físicas, é importante verificar a política de troca de cada estabelecimento.


Posicionamento do Madero

Em nota, o Madero, um dos restaurantes fiscalizados pelo Procon Carioca esclareceu sua posição. Confira abaixo a nota enviada ao DC – Diário Carioca:

NOTA OFICIAL

O Grupo Madero esclarece que, em 11/06/2024, recebeu a visita de uma equipe de fiscalização do Procon Carioca no restaurante do Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro. Dos 12 kg de alimentos informados com rotulagem inadequada, 9 kg eram de sal, ou seja, (faltando a segunda marcação de data de validade, sendo que a primeira estava dentro do prazo de consumo), e mesmo assim eles foram descartados imediatamente, conforme orientação do órgão fiscalizador.

Quanto à dedetização, fornecemos ao Procon o Certificado de Dedetização emitido pela Vigilância Sanitária, reforçando nosso compromisso com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos servidos. O Grupo Madero informa que oferece um rigoroso programa de treinamento para a equipe, focado em práticas corretas de etiquetagem e armazenamento de alimentos. Reafirmamos nosso compromisso em garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos servidos aos nossos clientes.