Moradores de Petrópolis estão assustados com deslizamentos de rochas

10 de março de 2025
1 min de leitura
Defesa Civil interdita rua na localidade Ingá, distrito da Posse em Petrópolis. Foto: Richard Stoltzenburg
Defesa Civil interdita rua na localidade Ingá, distrito da Posse em Petrópolis. Foto: Richard Stoltzenburg

Petrópolis – Três deslizamentos de rochas assustaram moradores do bairro Ingá, no distrito da Posse, nesta segunda-feira (10). Os desprendimentos ocorreram em intervalos curtos, às 06h30, 12h20 e 12h45, aumentando o temor na região.

Desde janeiro de 2024, a Defesa Civil interditou a área e removeu 45 famílias, devido ao risco de novos deslizamentos. Os moradores relatam que o problema ocorre desde 2014 e, recentemente, em 21 de janeiro, pedras já haviam se desprendido da montanha.

Defesa Civil monitora riscos

O local permanece interditado e a Defesa Civil segue monitorando o terreno. Segundo especialistas, as chuvas intensas na região podem ter agravado a instabilidade do solo, contribuindo para os deslizamentos.

Histórico de deslizamentos preocupa moradores

  • Em 2014, os primeiros registros de queda de rochas ocorreram na região.
  • Em janeiro de 2024, após novos deslizamentos, a área foi interditada.
  • Em 21 de janeiro de 2025, moradores filmaram mais um deslocamento de pedras.
  • Agora, em 10 de março de 2025, três deslizamentos consecutivos assustaram os habitantes locais.

Entenda o risco de deslizamentos no Ingá

  • Fatores naturais: Chuvas intensas aumentam a instabilidade do solo.
  • Histórico de quedas: A região registra deslizamentos há mais de uma década.
  • Ação da Defesa Civil: A interdição permanece e a área segue em monitoramento.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também

Foto: Marco Fernandes | Coordcom/UFRJ

UFRJ oferecerá café da manhã nos Restaurantes Universitários

Nova refeição custará R$ 2 e…
O Rio de Janeiro sediará reunião dos chanceleres do BRICS em abril, antecedendo a cúpula de líderes em julho de 2025.

Rio de Janeiro sediará reunião dos chanceleres do BRICS em abril

Encontro reunirá ministros das Relações Exteriores…