Megaoperação leva Rio ao Estágio 2; Prefeitura recomenda evitar deslocamentos em áreas afetadas

Complexos do Alemão e Penha são os epicentros de interdições temporárias por retaliação de criminosos à ação policial

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Interdição na Grajaú-Jacarepaguá — Foto: Reprodução/Globocop

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou que a cidade entrou no Estágio 2 de atenção na tarde desta terça-feira (28), consequência direta da megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e Penha, que resultou em pelo menos 60 mortos — sendo 4 policiais — e 81 presos.

Interdições e caos no trânsito

Em reação à operação, criminosos promoveram interdições temporárias em ruas e vias expressas situadas principalmente nas zonas Norte, Oeste e Sudoeste da capital. Foram afetadas áreas como:

  • Complexos do Alemão, Penha, Chapadão, São Francisco Xavier (Zona Norte)
  • Vila Isabel, Tijuca (Zona Norte)
  • Freguesia (Jacarepaguá, Zona Oeste)
  • Taquara (Zona Sudoeste)
  • Centro da cidade

Vias expressas também sofreram bloqueios intermitentes, como a Avenida Brasil, Linha Amarela, Linha Vermelha (nas alturas da Pavuna e Maré) e Grajaú-Jacarepaguá. A BR-101 foi fechada no sentido Niterói-Manilha, próximo ao Piscinão de São Gonçalo, devido a um caminhão atravessado.

Impactos no transporte público

Segundo a Rio Ônibus, mais de 100 linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados. A MOBI-Rio informou que os corredores Transbrasil e Transcarioca do BRT, além dos serviços de conexão do sistema, foram impactados pelas ocorrências.

Recomendações da Prefeitura

COR-Rio reforça orientações para a população e motoristas, solicitando que evitem deslocamentos nas regiões afetadas, permaneçam em locais seguros e mantenham-se informados pelos canais oficiais e pelos meios de comunicação. Recomenda baixar o aplicativo do COR.Rio para atualizações em tempo real e utilizar os números de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros) quando necessário.

https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.