João Barreto é eleito empresário do ano pela ACRJ

Fundador da Orla Rio recebe Prêmio Mauá em decisão unânime pelo Comitê de Elegibilidade da Associação Comercial do Rio de Janeiro

João Barreto, será homenageado na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)
João Barreto, será homenageado na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)

A orla carioca desempenha um papel fundamental na vida e na cultura do Rio de Janeiro, mas nem sempre foi assim. A transformação do que hoje se tornou um dos principais destinos turísticos da Cidade Maravilhosa se deu graças ao empenho de personagens como João Barreto, fundador da Orla Rio, concessionária que hoje administra mais de 309 quiosques na orla da cidade. Eleito como empresário do ano pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), João Barreto será homenageado na sede da Associação no dia 1º de julho.

Barreto iniciou sua trajetória nas praias do Rio na década de 60, quando instalou a Jonn´s, uma carrocinha de cachorro-quente na até então deserta Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Ao lado de sua esposa Jandyra, o empresário deu início à transformação das praias do Rio, ampliando seus pontos de venda e agregando valor ao próprio negócio.

“Nesta época, a Barra da Tijuca era um recanto apreciado por muitos, mas nem todos tinham condições de frequentar o local, já que o acesso à praia era bem complicado, e poucas pessoas possuíam veículo próprio. As dificuldades para trabalhar eram imensas, pois não tínhamos gelo, água ou luz. A carrocinha funcionava à base de lampião”, afirma João.

Em 1990, ocorreu a implantação do projeto Rio Orla pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Com isto, foi feita a substituição dos trailers e carrocinhas pelos atuais quiosques. A Jonn ‘s deu origem à Orla Rio, criada para prestar todos os serviços de manutenção necessários aos quiosques. Ao longo dos anos, os espaços passaram por regulamentações para garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Muitos deles também sofreram reformas e modernizações. Atualmente, eles representam uma parte icônica da cultura carioca, como uma resposta ao aumento do turismo na cidade e à necessidade de oferecer mais comodidade aos visitantes, além de desempenhar um papel significativo na vida cotidiana da cidade.

Atualmente, a orla carioca conta com uma gastronomia diversa, reconhecida pela Prefeitura do Rio de Janeiro que inseriu o Prêmio Sabores da Orla no calendário oficial de eventos da cidade. Considerado o maior festival de gastronomia praiana do Brasil, o Prêmio chega a sua sétima edição no dia 1º de julho.


LEIA TAMBÉM

“Fico muito feliz por toda essa trajetória. Me enche de orgulho ver o Parque da Orla totalmente transformada no que é hoje: um importante equipamento turístico do Rio de Janeiro, que foi inserido na Lei do novo Plano Diretor da cidade, capaz de reunir em um único espaço uma gastronomia rica e capaz de agradar a todos os bolsos, música, atividades físicas e lazer. Consegui realizar este sonho”, finaliza João Barreto.