‘Golpe da garra fraca’: polícia desmantela fraude em máquinas de pelúcia

28 de agosto de 2024
Leia em 2 mins
Foto: Reprodução / TV Globo

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deu início nesta quarta-feira (28) à segunda fase da Operação Mãos Leves, focada na investigação de quadrilhas envolvidas na exploração de máquinas de bichinhos de pelúcia. O alvo desta fase é um esquema de adulteração dos aparelhos que dificulta a liberação dos brindes, conhecido como “golpe da garra fraca”.

Os agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) cumpriram 19 mandados de busca e apreensão, incluindo um galpão em Inhaúma, na Zona Norte do Rio, onde funciona a empresa Black Entertainment. No local, foram encontradas dezenas de máquinas e centenas de brinquedos identificados como falsificados por peritos. Outro mandado foi cumprido em Santa Catarina.

De acordo com as investigações, a fraude envolve a instalação de um contador de jogadas em cada máquina, que interfere na corrente elétrica que alimenta a garra. O sistema foi projetado para liberar a potência necessária para capturar um brinquedo apenas após um determinado número de créditos, resultando em frequentes perdas para os usuários.

O delegado Pedro Brasil informou que todos os aparelhos encontrados na Black Entertainment estavam equipados com o contador de jogadas. O galpão também possuía baias identificadas com nomes de shoppings, como Via Parque e West, indicando que as máquinas adulteradas eram enviadas para esses locais.


LEIA TAMBÉM

A investigação teve início com denúncias sobre a Black Entertainment e a London Adventure, que estariam utilizando pelúcias falsificadas de marcas registradas. Na primeira fase da operação, realizada em maio, foram apreendidas máquinas e uma grande quantidade de brinquedos.

Os exames periciais do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) confirmaram que o sistema das máquinas era fraudulento, enganando os consumidores que acreditavam que a obtenção dos brindes dependia de sua habilidade. A polícia também descobriu que um dos alvos da operação já foi investigado por envolvimento em jogo de azar, o que levantou a hipótese de conexão com o Jogo do Bicho.

Foto: Reprodução / TV Globo

Na ação desta quarta, além das máquinas e pelúcias, foram apreendidos celulares, computadores, notebooks, tablets e documentos, que serão analisados para desarticular a estrutura do grupo criminoso e identificar possíveis conexões com outras organizações.

O Diário Carioca tentou contato com as empresas envolvidas, mas não foram localizadas.

André Luiz

Formado em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida, já atuei em algumas mídias como SZRD, Mais Carnaval, O Fluminense e Instituto Mulheres Jornalistas.

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também

Previsão do tempo para o Rio de Janeiro aponta pancadas de chuva e chegada de frente fria nos próximos dias. Saiba mais

Rio de Janeiro tem previsão de chuva para os próximos dias

Previsão indica pancadas isoladas e frente…
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Voluntários retiram 600 kg de lixo da Baía de Guanabara

Ação ambiental reuniu mil pessoas no…