25 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 18, 2025
InícioRio de JaneiroEducador promove Natal antirracista para cerca de mil crianças de favelas do Rio

Educador promove Natal antirracista para cerca de mil crianças de favelas do Rio

O escritor e educador Ricardo Jaheem, idealizador do projeto batizado de “Empretecendo o Natal”, encerra o mês de dezembro com a realização de um sonho.
 

Ao longo do mês, ele levou o seu Papai Noel afrofuturista para mais de mil crianças, impactadas por festividades no Morro do Fallet, Santa Teresa, Lins de Vasconcelos, Santa Cruz, Tinguá, no Rio de Janeiro, e também no município de São Gonçalo, na região Metropolitana.
 

A iniciativa contou com Jaheem encarnando o bom velhinho, inspirado no livro de sua autoria “Um Conto de Natal Favelado”, que reimaginou o tradicional Papai Noel sob a ótica da representatividade negra, com referências africanas. Ao longo do mês, ele distribuiu 500 livros com temáticas antirracistas e de valorização da beleza negra para as crianças, e distribuiu calçados para 200 famílias.
 

“Queremos que as crianças negras se vejam representadas em todas as suas formas de expressão, desde o brinquedo até a figura do próprio Papai Noel. Ao ressignificar esse personagem, mostramos que elas também têm um lugar no imaginário coletivo da sociedade”, destaca Jaheem.
 

O projeto foi apoiado por instituições como o Instituto Vini Jr., que contribuiu para as ações na Escola Municipal Estados Unidos, em Santa Teresa, no dia 12 de dezembro, e na Escola Municipal Paulo Freire, em São Gonçalo, no dia 11.
 

Sobre o Projeto
 

De acordo com o educador, o conceito do projeto “Empretecendo o Natal” está intrinsecamente ligado à ideia de quilombo, integrando sua estética e mensagem a um movimento maior de resistência e valorização da cultura negra. Para ele, o Papai Noel de ankara (tecido africano estampado) faz um convite à reflexão sobre colonização, pertencimento e diversidade, na época natalina.
 

Sobre o escritor
 

Ricardo Jaheem é mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), já atuou como pedagogo e coordenador de programas sociais do terceiro setor. Professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, foi gerente de relações étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ).
 

O educador também foi premiado pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine) e recebeu a Medalha Carioca de Educação. Este ano, em sua turnê de contação de histórias já se apresentou em mais de 50 escolas públicas de todo o Brasil

Relacionadas

Parimatch Cassino online

Confira outros assuntos:

Mais Lidas