Vantagem

Com apoio de Lula, Eduardo Paes lidera pesquisa de votos no Rio

Atual prefeito tem ampla vantagem sobre os adversários, segundo pesquisa Quaest.

Lula e Eduardo Paes. Foto: reprodução
Lula e Eduardo Paes. Foto: reprodução

RIO DE JANEIRO – A primeira pesquisa Quaest sobre a eleição de 2024 no Rio de Janeiro, divulgada nesta terça-feira (18), mostra uma significativa liderança do atual prefeito Eduardo Paes (PSD). Faltando menos de quatro meses para o pleito, Paes, que busca a reeleição e é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 51% das intenções de voto estimuladas.

ESTAMOS NAS REDES

Inscreva-se no no Youtube

Siga-nos no X

Siga no Instagram


O que você precisa saber

  • Eduardo Paes lidera com 51% das intenções de voto.
  • Alexandre Ramagem (PL) e Tarcísio Motta (PSOL) seguem com 11% e 8%, respectivamente.
  • A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
Eduardo Paes (PSD), Tarcísio Motta (PSOL) e Alexandre Ramagem (PL). Foto: reprodução
Eduardo Paes (PSD), Tarcísio Motta (PSOL) e Alexandre Ramagem (PL). Foto: reprodução

Detalhes da Pesquisa

Eduardo Paes mantém uma vantagem expressiva, com o dobro das intenções de voto em comparação à soma de todos os seus adversários. Ele é seguido pelos deputados federais Alexandre Ramagem (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, com 11%, e Tarcísio Motta (PSOL), com 8%. Dentro da margem de erro, Tarcísio está tecnicamente empatado com o deputado estadual Rodrigo Amorim (União), que registra 4%.

Outros Candidatos

Marcelo Queiroz, pré-candidato do PP, possui 2% das intenções de voto. Os votos em branco, nulos e aqueles que não pretendem comparecer às urnas somam 20%, enquanto os indecisos representam 4%.

Pesquisa Espontânea

No cenário espontâneo, onde os entrevistados escolhem sem lista de candidatos, Eduardo Paes lidera com 12%, Ramagem tem 3%, e os demais pré-candidatos somam 2%. No entanto, 81% dos entrevistados se declararam indecisos.

LEIA TAMBÉM

Metodologia

A pesquisa Quaest entrevistou presencialmente 1.145 eleitores cariocas entre quinta-feira e domingo. O levantamento foi encomendado pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro.