Rio de Janeiro – O Clube Militar realizará, em 31 de março, um almoço em referência ao golpe militar de 1964, que destituiu João Goulart e instaurou a ditadura militar no Brasil. O evento, promovido em parceria com os clubes Naval e da Aeronáutica, acontecerá na sede da associação e terá ingressos vendidos a R$ 100.
Segundo o anúncio publicado no site do clube, a solenidade é uma “rememoração do movimento democrático de 31 de março de 1964” e ocorre anualmente. A edição deste ano contará com a presença do desembargador aposentado Sebastião Coelho, crítico do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

LEIA TAMBÉM
Evento tem presença de Sebastião Coelho
Sebastião Coelho, ex-integrante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), deixou a magistratura após manifestações radicais contra Moraes. Atualmente, ele advoga para réus investigados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) investiga Coelho por provocações a ministros do STF durante os julgamentos dos envolvidos nos atos golpistas. Em sua carreira, ele acusou Alexandre de Moraes de “inflamar o Brasil”.

Golpe de 1964 segue sendo tema de debate
O golpe militar de 1964 é um marco controverso na história brasileira. Enquanto setores conservadores e militares defendem que foi um “movimento democrático”, historiadores e entidades de direitos humanos consideram que marcou o início de um período de 21 anos de ditadura, com censura, perseguições políticas e violações de direitos fundamentais.
Entenda o evento organizado pelo Clube Militar
- O que é? Almoço promovido pelo Clube Militar, com apoio dos clubes Naval e da Aeronáutica, para relembrar o golpe de 1964.
- Onde será? Sede do Clube Militar, no Rio de Janeiro.
- Quanto custa? O ingresso tem o valor de R$ 100.
- Quem participará? O evento contará com a presença de Sebastião Coelho, desembargador aposentado e crítico de Alexandre de Moraes.